Poder Executivo

São Ludgero alcança a maior média da Amurel na avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado

Vista da cidade de São Ludgero

Foto: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM de São Ludgero na avaliação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina é B e a média é a maior alcançada entre os municípios que formam a Associação dos Municípios da Região de Laguna – Amurel. O cálculo matemático é feito com base em sete índices setoriais.

A avaliação do Tribunal de Contas do Estado serve para saber se a visão e os objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva. Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Ambiental, Proteção dos Cidadãos e Tecnologia da Informação são avaliados. Também é observada se está sendo aplicado o percentual de 25% na Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice de Desenvolvimento Humano, Gasto Anual na Saúde e Índice de Vulnerabilidade Social.

Já a classificação dos Municípios é feita da seguinte forma: Porte Muito Pequeno, Porte Pequeno, Porte Médio e Porte Grande. São Ludgero se enquadra no município de Porte Pequeno que está entre 5 mil e 20 mil habitantes.
Ao comentar a média recebida o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Rodrigo Pavei, diz que a informação específica de cada pasta será levada aos secretários. “A avaliação nos dá um parâmetro, aponta que setor é preciso melhorar, bem como que no geral estamos seguindo pelo caminho correto”, enfatiza.

Para o prefeito Volnei Weber, a avaliação é boa, mas é necessário seguir melhorando. “Compartilhamos esta boa notícia com todos os colaboradores e a população em geral, mas a avaliação aponta que é possível avançarmos ainda mais em nossa média. Não se trata uma busca por média, mas uma melhora na gestão pública de forma geral e para isso que estamos trabalhando tanto”, pontuou.

Além de São Ludgero, na abrangência da Amurel, os municípios de Rio Fortuna e Treze de Maio também conquistaram a Média B. Os demais, todos foram avaliados com Média C+.

São Ludgero recebeu as seguintes notas:

Média Geral: B (0.64)
Educação: B (0.69)
Saúde: B (0.74)
Planejamento: C (0.46)
Gestão Fiscal: B+ (0.76)
Ambiental: C+ (0.56)
Proteção dos Cidadãos: C+ (0.53)
Tecnologia da Informação: C+ (0.44)

Avaliações:
A: Altamente Efetiva
B+: Muito Efetiva
B: Efetiva
C+: Em fase de adequação
C: Baixo nível de adequação

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero

 

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

Municípios da Amurel decidem ampliar as restrições para conter avanço da pandemia

Os prefeitos decidiram pelo fechamento do comércio de rua, shopping, bares e restaurantes nos sábados, domingos e feriados.

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região