Educação

São Ludgero inciará o ano letivo em 17 de fevereiro

No dia 17 de fevereiro inicia o ano letivo de 2021, na rede municipal de ensino de São Ludgero, para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e da Educação Infantil (turmas de 3, 4 e 5 anos). No dia 22, iniciam as atividades com as demais turmas da Educação Infantil (turmas de bebês, 1 e 2 anos)

Divulgação

No dia 17 de fevereiro inicia o ano letivo de 2021, na rede municipal de ensino de São Ludgero, para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e da Educação Infantil (turmas de 3, 4 e 5 anos). No dia 22, iniciam as atividades com as demais turmas da Educação Infantil (turmas de bebês, 1 e 2 anos). O Pré-Escolar do Bom Retiro, que funciona na Escola de Educação Básica Bom Retiro, inicia dia 18, juntamente com a rede estadual de ensino.

A partir da Lei Complementar Nº 18.032, de 08/12/2020, a educação passou a ser considerada uma atividade essencial no estado de Santa Catarina. Desta forma, uma Portaria conjunta da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Educação definiu os protocolos de segurança sanitária para o retorno às aulas presenciais, reforçando/endossando o que estava estabelecido nos Planos de contingência (PLANCON), seja na esfera municipal ou estadual.

Para garantir o cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos no PLANCON municipal, no dia 03 de fevereiro, foi encaminhado aos pais e/ou responsáveis legais pelo aluno, uma pesquisa para levantar alguns dados que irão referenciar o planejamento do retorno às aulas presencias. Dentre as questões que compõem a referida pesquisa, buscou-se saber quais alunos irão optar pelas aulas presenciais (com alternância de grupos, se necessário) e quais alunos irão optar pelas aulas remotas. Com os dados da pesquisa em mãos, a rede municipal terá subsídios para definir o retorno com maior objetividade e clareza e, posteriormente, passar orientações aos pais e/ou responsáveis.

A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann, esclarece que os pais têm direito de optar pelo retorno presencial ou não presencial. No entanto, caso o aluno não se enquadre no grupo de risco, o responsável pelo aluno deverá assinar um “Termo de Responsabilidade”, que deverá ser renovado a cada quinze dias.

Antes de iniciar o ano letivo com os alunos, uma intensa agenda de trabalhos está em andamento:

Dia 04/01 – início das atividades na Secretária de Educação, Cultura e Esportes;

Dia 26/01 – início das atividades com as diretoras das escolas;

Dia 28/01 – início das atividades com as equipes gestoras das escolas;

Dia 03/02 – início das atividades com os professores e demais servidores da Educação.

Dentre as atividades realizadas, destacam-se a formação continuada, planejamento, revisão e estudo do PLANCON, palestra e treinamento sobre os protocolos sanitários, revisão e atualização do Projeto Político Pedagógico, organização dos espaços e das escolas em geral.

Consta no protocolo de segurança:

– Uso obrigatório de máscara;

– Uso de álcool em gel;

– Distanciamento de no mínimo 1,5 metros;

– Aferição de temperatura ao entrar no transporte escolar e na escola;

– Estudante com sintomas de gripe não deve ir à escola;

– Não será permitido o compartilhamento de materiais.

Notícias Relacionadas

Estão abertas as inscrições para rainha e princesas da Cocalfest

Devido à pandemia, a escolha da corte acontecerá de forma on-line no dia 7 de julho; inscrições estarão abertas até o dia 2 de junho

Forquilhinha inicia vacinação de pessoas com comorbidades contra a Covid-19

O agendamento é feito pelas agentes de saúde com dia e a hora marcada para receber o imunizante

HSJosé recebe a doação de 80 toucas de lã

Doação realizada por moradoras de Lauro Müller irá beneficiar os pacientes oncológicos da instituição de Criciúma

Saúde diz que já distribuiu 90 milhões de doses de vacina contra covid

Marca foi atingida nesta terça-feira, informa ministério