Geral

São Ludgero lidera Índice de Governança Municipal (IGM) na Amurel

O ranking que tem como base o ano de 2020 leva em consideração Finanças, Gestão e Desempenho

Divulgação

Com a nota 6.69 São Ludgero lidera o Índice de Governaça Municipal (IGM), independente do número de habitantes, na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) e em seu grupo (população até 20.000) ocupa a 45ª posição em Santa Catarina e 231ª no Brasil. O ranking que tem como base o ano de 2020 leva em consideração Finanças, Gestão e Desempenho e é publicado desde 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

Por meio da ética, competência, inovação, valorização da profissão e participação, o sistema busca promover a Ciência da Administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país. A partir destes valores, tem o objetivo a partir do desenvolvimento do Índice de Governança Municipal expandir o debate sobre a importância da gestão para a promoção do desenvolvimento municipal. O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras. Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município. A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de variáveis, cuja média serve de base para a criação dos indicadores. As médias dos indicadores criam as dimensões e a média das dimensões, a nota geral.

O Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, diz que a nota geral é recebida com alegria e os indicadores servem como base para que a Gestão Municipal continue melhorando os números. “A nota é resultado do empenho e dedicação de toda equipe pública. Seguimos com o foco em prestar cada vez melhores serviços à população”, pontua.

Para o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, a boa notícia é o resultado do empenho e dedicação da equipe de funcionários públicos ao longo dos últimos anos, buscando cada vez mais eficiência e inovação, que somado a coragem dos empreendedores locais, ao trabalho sério das entidades em funcionamento e a força do trabalho das pessoas, resulta num desenvolvimento saudável. “Ao longo dos últimos anos a postura das lideranças, classe política e representantes públicos mudou para melhor, evoluiu muito, as entidades praticam a transparência, o foco no bem comum e no desenvolvimento saudável contribuíram com a engrenagem que está fazendo São Ludgero, a cada dia, se solidificar em várias áreas como referência em gestão”, pontua. Iba completa lembrando que esse choque de gestão na prática iniciou em 2013 quando o agora Deputado Estadual, Volnei Weber, assumiu como gestor municipal. “Mostramos na prática que dava de fazer gestão de verdade, evoluir com foco 100% nas pessoas e na cidade, e essa forma de gestão segue até os dias de hoje”, conclui.

Notícias Relacionadas

Homem é assassinado na beira da praia, em Balneário Gaivota

Até o momento não há informações sobre idade e identidade da vítima

Coronavírus em SC: Matriz de Risco aponta 14 regiões no nível alto e três no moderado

As regiões em risco alto são Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinsnse, Vale do Itapocu e Xanxerê

Garçons salvam banhista de afogamento em praia de Balneário Camboriú

Socorristas chegaram na sequência e continuaram protocolo de reanimação, que funcionou

Carro vai parar dentro do rio em SC minutos após sair de oficina

Apesar do prejuízo, ninguém ficou ferido com gravidade