Geral

São Ludgero lidera Índice de Governança Municipal (IGM) na Amurel

O ranking que tem como base o ano de 2020 leva em consideração Finanças, Gestão e Desempenho

Divulgação

Com a nota 6.69 São Ludgero lidera o Índice de Governaça Municipal (IGM), independente do número de habitantes, na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) e em seu grupo (população até 20.000) ocupa a 45ª posição em Santa Catarina e 231ª no Brasil. O ranking que tem como base o ano de 2020 leva em consideração Finanças, Gestão e Desempenho e é publicado desde 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

Por meio da ética, competência, inovação, valorização da profissão e participação, o sistema busca promover a Ciência da Administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país. A partir destes valores, tem o objetivo a partir do desenvolvimento do Índice de Governança Municipal expandir o debate sobre a importância da gestão para a promoção do desenvolvimento municipal. O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras. Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município. A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de variáveis, cuja média serve de base para a criação dos indicadores. As médias dos indicadores criam as dimensões e a média das dimensões, a nota geral.

O Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, diz que a nota geral é recebida com alegria e os indicadores servem como base para que a Gestão Municipal continue melhorando os números. “A nota é resultado do empenho e dedicação de toda equipe pública. Seguimos com o foco em prestar cada vez melhores serviços à população”, pontua.

Para o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, a boa notícia é o resultado do empenho e dedicação da equipe de funcionários públicos ao longo dos últimos anos, buscando cada vez mais eficiência e inovação, que somado a coragem dos empreendedores locais, ao trabalho sério das entidades em funcionamento e a força do trabalho das pessoas, resulta num desenvolvimento saudável. “Ao longo dos últimos anos a postura das lideranças, classe política e representantes públicos mudou para melhor, evoluiu muito, as entidades praticam a transparência, o foco no bem comum e no desenvolvimento saudável contribuíram com a engrenagem que está fazendo São Ludgero, a cada dia, se solidificar em várias áreas como referência em gestão”, pontua. Iba completa lembrando que esse choque de gestão na prática iniciou em 2013 quando o agora Deputado Estadual, Volnei Weber, assumiu como gestor municipal. “Mostramos na prática que dava de fazer gestão de verdade, evoluir com foco 100% nas pessoas e na cidade, e essa forma de gestão segue até os dias de hoje”, conclui.

Notícias Relacionadas

Comitiva do Sul visita obras da Serra da Rocinha

A estimativa é de que sejam necessários R$ 41 milhões para a finalização, sendo que R$ 15 milhões devem ser assegurados pelo Ministério da Infraestrutura.

Presidente da ADEPOL-SC esclarece sobre movimento “Segurança em Alerta”

Movimento visa sensibilização do Executivo Estadual a respeito da reforma da previdência estadual e teve a adesão em toda SC.

Incêndio atinge indústria de alimentos em Içara

Ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta quinta-feira, dia 24, no bairro São José.

Colégio Satc conquista 1º, 2º e 3º lugares no Desafio Nacional Acadêmico

Escola é a primeira do Sul a conquistar a primeira colocação nacional