Geral

SATC abre campanha de conscientização a segurança e saúde no ambiente de trabalho

Abril Verde tem o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e também doenças ocupacionais, como a gripe por Influenza.

Foto: Divulgação

A SATC está abrindo o Abril Verde, mês de conscientização sobre a segurança e saúde no ambiente de trabalho. A campanha já é tradicional na instituição, sendo realizada desde 2021. Para engajar todos os setores na iniciativa, diversas ações serão realizadas durante o mês, visando principalmente a conscientização no dia a dia dos colaboradores.

A campanha é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo setor de Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). As atividades iniciaram, na primeira semana do mês, com a entrega dos laços verdes nos setores da SATC, itens que são símbolos da temática.

Conforme o assistente administrativo do SESMT, Leonardo Leonel Bonfante , a campanha é em memória das 78 vítimas de uma explosão de uma mina nos EUA em 28 de abril de 1969. “O principal objetivo da ação é conscientizar, já que a vida é o nosso bem maior, por esse motivo é preciso cuidá-la colocando a saúde e a segurança em primeiro lugar. Nosso foco é sempre alcançar a maioria dos funcionários que atuam na instituição”, detalha o profissional.

Dando continuidade, mais três momentos importantes acontecerão durante o mês. Pensando na proteção dos colaboradores contra as doenças ocupacionais, será realizada a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza.

Na segunda semana acontecerá a Gincana dos extintores e hidrantes, que tem como principal objetivo incentivar o conhecimento sobre a localização dos equipamentos de combate a incêndio. Em toda a SATC, os extintores e hidrantes terão perguntas e os colaboradores que mais acertarem ganharão brindes do SESMT (1º, 2º e 3º lugar).

Para finalizar o mês, os setores serão convidados a utilizar a cor verde durante um dia de trabalho, em apoio à prevenção de acidentes. “Buscamos sempre fazer com que o ambiente de trabalho seja um lugar agradável e seguro para trabalhar, visando que em casa temos uma família nos esperando e isso é o que devemos cultivar”, adiciona Bonfante.

Segurança no trabalho é um dos pilares na SATC

Foto: Divulgação

As ações do Abril Verde não são ações isoladas nos corredores da SATC, pois a segurança é um dos pilares da instituição. “Essa campanha vem para corroborar com isso. Para dar um pouco mais de ênfase no que a instituição já trabalha diariamente, que é prezando a segurança”, destaca a pró-reitora administrativa da SATC, Débora Pagani.

Além de incentivar a conscientização sobre o tema, as ações também buscam levar ainda mais integração aos setores da SATC. “Esperamos que o pessoal se engaje em todas as ações, pois são muito importantes para reforçar toda a nossa parte de cuidado. A instituição busca fazer normas e políticas para deixar esses ambientes cada vez mais seguros”, completou a pró-reitora.

Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Estudantes do técnico em Design Gráfico criam livros infantis

Obras foram doadas à biblioteca da Satc e apresentadas para as crianças do ensino fundamental