Geral

Satc aprova projetos sobre a indústria carbonífera na FAPESC

Pesquisas do curso de Engenharia Mecânica vão receber aporte de R$ 700 mil para os estudos

Divulgação/Satc

Acadêmicos e professores do curso de Engenharia Mecânica da Satc vão ampliar os estudos sobre melhorias na indústria carbonífera. Isso porque, o curso aprovou dois projetos em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, a Fapesc. No total, são aproximadamente R$ 700 mil para o andamento e conclusão da pesquisa.

Um dos projetos se dedica a elaborar uma máquina capaz de neutralizar a drenagem ácida produzida durante a extração do carvão. O equipamento será alimentado por energia solar para funcionar, garantindo o monitoramento dos impactos ambientais.

“Pesquisas deste porte auxiliam no desenvolvimento de tecnologia para o setor carbonífero, um dos alicerces da economia regional, e servem, principalmente, como capacitação dos nossos acadêmicos com projetos reais do mercado de trabalho”, descreveu o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Satc, Luiz Carlos de Cesaro Cavaler.

O outro projeto estuda a recuperação de brocas de perfuração de minas. A intenção é pesquisar o revestimento e o tratamento das peças com intuito de reduzir o desgaste e prolongar o uso do material. O trabalho também vai ampliar os estudos com laser. “Vamos aprofundar o estudo desta tecnologia na instituição”, confirmou Cavaler.

Os projetos que receberão o financiamento da FAPESC contam com profissionais de outras entidades como a UFSC e a UFRGS. Estarão envolvidos na iniciativa sete professores, sete bolsistas da Satc e o coordenador do núcleo da Mecânica Richard de Medeiros Castro.

Divulgação/Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Aluna Satc é campeã brasileira de Xadrez Blitz