Geral

Satc cria Núcleo de Mobilidade Elétrica e apresenta carro elétrico

Foto: Lucas Jorge

A Satc criou o Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) que irá pesquisar e desenvolver dispositivos de locomoção movidos a eletricidade. No momento, um carro, um quadriciclo e uma cadeira de rodas estão sendo montados nos laboratórios da instituição dentro das atividades do núcleo. Na manhã desta quinta-feira (21), foi apresentado o carro elétrico Inowattis.

“Estes são os projetos que o núcleo abraçou por já estarem sendo realizados aqui na Satc. Mas outros devem surgir, não importa o veículo”, informou André Abelardo Tavares, coordenador do curso de Engenharia Elétrica e do NME.

A criação do Núcleo de Mobilidade Elétrica envolve estudantes, professores e disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica, Computação, Mecânica, Mecatrônica e Química na parte de pesquisa e produção, os cursos técnicos de Eletrotécnica, Mecânica e Manutenção Automotiva, na produção, e Design, Publicidade e Propaganda e Jornalismo no desenvolvimento da identidade visual e divulgação dos trabalhos.

“A maioria das ciências foram compartimentalizadas, mas a construção de um veículo, obrigatoriamente, precisa da união de vários conhecimentos. E algo que a Satc está cada vez mais investindo é em metodologias ativas. Este núcleo então vem ao encontro desta nova maneira de ensinar e aprender, que é juntar vários conhecimentos para produzir algo novo. E o objetivo final deste projeto é que o acadêmico saia com um processo de aprendizagem mais eficiente”, contou o diretor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Aporte próprio e parcerias

Por enquanto, o aporte de recursos para o Núcleo de Mobilidade Elétrica foi totalmente bancado pela Satc. Há, no entanto, a proposição de se buscar parceiros e financiamento externo. “A Satc está focada em estudos de energia de baixo carbono. Para o carvão, há pesquisas no CTCL. Na área de elétrica, a gente entendeu que teríamos outro caminho, porque nós temos os cursos de engenharia, e ainda pegando os cursos técnicos”, explicou o diretor-executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Hoje o projeto conta com a parceira da Itaipu e a Mobilis, startup de Florianópolis, mas há prospecção de mais apoiadores. Da Itaipu Binacional o NME ganhou dois motores elétricos e cabos para uso em veículos para servirem de pesquisa. Da Mobilis, a Satc adquirir um kit de carro elétrico educacional para começar a pesquisar e desenvolvê-lo. A plataforma educacional vem sem a carenagem.

Inowattis: o carro elétrico

O projeto do veículo elétrico da Satc chama-se Inowattis. Aproximadamente 30 pessoas entre professores e estudantes participaram de forma direta no projeto, com orçamento inicial é de R$ 60 mil. A Satc adquiriu um Ford Ka e fez a conversão para elétrico. “Há toda uma interface de eletrônica que precisa ser adaptada do motor de combustão para o elétrico”, explicou André Tavares.

A Itaipu Binacional, parceira no desenvolvimento do veículo, doou dois kits de carro elétrico (motores e fios) para mais estudos e experimentos. Como parte do desenvolvimento do veículo, os professores e acadêmicos se debruçaram sobre a conversão do sistema de tração, com dimensão e definição de componentes elétricos e mecânicos, como motor, carregador e baterias, além da montagem e acoplamentos.

Presente no lançamento do veículo, o presidente da Acic César Smielevski ressaltou o espírito de vanguarda da Satc. “As grandes montadoras do mundo seguem por esse caminho. Essa atitude da Satc é ousada porque encaminha professores e alunos para o futuro”, afirmou.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Estudantes do técnico em Design Gráfico criam livros infantis

Obras foram doadas à biblioteca da Satc e apresentadas para as crianças do ensino fundamental