Educação

Satc Digital amplia avanços tecnológicos para professores e estudantes

O setor foi reconfigurado em 2021 e oferece ferramentas de ensino e aprendizagem para estudantes e empresas.

Divulgação

Impulsionada pela pandemia, a educação online se configurou como uma ferramenta fundamental para estimular o conhecimento e dar suporte aos estudantes de todo o mundo. A Satc, antes de todo esse processo, já possuía uma vasta experiência com o Ensino a Distância (EaD), a qual passou por constantes atualizações. Então, a partir desse conhecimento, a instituição estruturou a Satc Digital, um setor que reúne as atividades tecnológicas da educação.

“Frente ao momento que a educação passa e que envolve as mudanças tecnológicas, vivenciamos transformações. Observando isso, a Satc Digital vem para contribuir com os processos. Atendemos desde a oferta de infraestrutura, mas, principalmente, a construção de conteúdos pedagógicos específicos”, destaca o reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.

Dentro das funções desempenhadas pela Satc Digital estão três grandes ações. A primeira envolve o ensino a distância, com a produção de conteúdo específico para as disciplinas do ensino técnico e também da graduação. Além disso há o suporte virtual para que professores e alunos possam acessar as plataformas com agilidade.

“Isso já é feito desde 2009, quando a Satc começou com o primeiro curso técnico no formato EaD, que foi Eletrotécnica. Depois, com a Faculdade Virtual foram sendo incorporados novos conteúdos e materiais”, explica a coordenadora da Satc Digital, Jaqueline Garcia de Godoi.

O segundo ponto de atuação da Satc Digital envolve o suporte para Prefeituras que estão utilizando o ambiente virtual de ensino da Instituição. A plataforma foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Satc e oferece ferramentas para professores e alunos.

“Nesse ambiente podem ser postadas aulas, exercícios, vídeos, fóruns de discussão, entre outros recursos que são importantes e que efetivam a realização das aulas nessas escolas”, reforça a coordenadora.

Formar e capacitar profissionais com a Satc Digital

O último ponto refere-se a outra forma de atuação além dos muros da Satc, a plataforma Treinas, uma ferramenta voltada à formação de profissionais em empresas. Esse ambiente virtual reúne os cursos que são escolhidos por quem contrata.

“Temos opções de formação em áreas diversas, com cursos de 4h até 60h/aula. Dentro da plataforma Treinas podem ser inseridos os que mais se adequam às necessidades da empresa, de acordo com a formação que ela busca para sua equipe”, pondera Jaqueline.

A Satc também faz uso do Treinas para a capacitação de seus colaboradores. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Continuada (Profoco), encabeçado pelo departamento de Recursos Humanos (RH).

Notícias Relacionadas

Alerta de chuva forte traz risco de alagamentos e deslizamentos de terra para SC

Segundo a Defesa Civil, em ao menos sete regiões o risco é alto para desastres entre esta sexta-feira (17) e sábado (18)

Aberto envelopes para ampliação do Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte

Em breve um novo edital será lançado pelo hospital. A abertura foi realizada pela Comissão Permanente de Cotação de Obra do HST

Aulas 100% presenciais em Braço do Norte retornam segunda-feira

De acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Educação, no dia 20 de setembro, próxima segunda-feira, é a vez dos anos finais, do 6º ao 9º ano das escolas, retornarem

Anvisa pede inclusão de eventos adversos na bula da vacina da Janssen

Farmacêutica tem 30 dias para atender a solicitação