Geral

Satc é conveniada pelo BRDE para submissão de projetos que captam recursos para empresas investirem em inovação

Primeiro contrato de prestação de serviços para obtenção de crédito para desenvolvimento foi com a empresa Calemba Alimentos, de Santo Amaro da Imperatriz

Foto: SATC

O desenvolvimento tecnológico e de inovação está cada vez mais presente nas empresas, que buscam por apoio quando se fala em criação de novos projetos e também, de fomento aos programas de financiamento com condições especiais. A partir do Termo de Cooperação Técnico firmado pela Satc e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), os empreendedores da região e de toda Santa Catarina podem captar recursos por meio da submissão de projetos inovadores. Assim como fez a empresa Calemba Alimentos, de Santo Amaro da Imperatriz, que efetivou o primeiro contrato com a Satc para buscar a obtenção de crédito oferecido pelo banco.

Com a expertise no desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a Satc será a responsável pela escrita do projeto e análise técnica especializada. Um apoio para empresas que buscam oportunidades e soluções em crédito oferecidas pelo BRDE, mas que não sabem como efetuar.

“Nós somos um polo de pesquisa e inovação, e a partir dos conhecimentos dos nossos profissionais poderemos identificar esses empreendedores que desejam tirar do papel os projetos de inovação. As propostas precisam seguir um padrão, termos técnicos que quem trabalha na indústria não conhece. E nosso trabalho é escrever essas iniciativas, a fim de contribuir com os níveis de competitividade e produtividade dos negócios em Santa Catarina”, destaca o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Contrato para primeiro projeto

A assinatura do primeiro contrato de fomento a inovação foi com a indústria de alimentos Calemba, na 1ª confraria Cobusiness em 2024.

“Nós concebemos e tiramos do papel projetos desde 2007. Então nossa experiência nessa área contribui para potencializar a economia das empresas e ser um ponto de apoio na captação de recursos financeiros. Os órgãos disponibilizam os recursos, mas as empresas não o tomam pra si porque não dispõe de tempo, equipe e conhecimento para fazer. Assim, a Satc que já tem a expertise neste tipo de serviço, assume esse papel e contribui para o êxito na solicitação, explica o gerente de Consultorias e P&D do Centro Tecnológico Satc, Anderson Spacek.

A oportunidade de financiamento oferecida pelo BRDE auxiliará na ampliação do parque industrial da Calemba. “A procura pelo nosso produto está alta e por isso, temos a necessidade de ampliar nossa produção. Mas queremos essa mudança visando a sustentabilidade, porque queremos que nossa empresa seja 100% sustentável na questão de energia elétrica. Iremos reduzir na faixa de 50% a emissão do gás carbônico, e tudo isso será aplicado a partir do projeto de inovação que terá o suporta técnico da Satc”, relata o CEO da Calemba, Evandro Justino da Silva.

As empresas interessadas no apoio devem procurar a Satc por meio dos contatos: telefone/WhatsApp: (48) 3431 7677; cobusiness@satc.edu.br ou para consultorias e projetos no e-mail: ped@satc.edu.br

Notícias Relacionadas

Morro dos Cavalos, na BR-101, deve ser totalmente liberado em até 48 horas

O Gerente da concessionária responsável comentou que as adversidades climáticas tornaram extremamente desafiador o trabalho de desobstrução da rodovia

MEC qualifica a UniSatc como instituição comunitária de educação superior

Reconhecimento pela atuação filantrópica e social reafirma sua fundação, que teve o propósito de oferecer assistência social aos operários do carvão e suas famílias

Ação conjunta resgata 70 cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

A mulher foi presa em flagrante sendo encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis

Menina de 3 anos morre de Covid-19 em Florianópolis; criança não era vacinada e tinha asma

Caso aconteceu em Florianópolis e segundo a Vigilância é o segundo óbito de crianças desde o início da pandemia em 2020.