Geral

Satc e prefeitura discutem parceria para produção de lajotas

Representantes da Satc foram recebidos pelo prefeito Márcio Búrigo e pelo vice Verceli Coral, na tarde desta segunda-feira (22) na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris. O grupo marcou a reunião para tratar de uma parceria para a produção de lajotas. Interessados em colaborar com a matéria prima para a fabricação em troca dos produtos, a instituição também pretende testar a cinza de carvão como base da obra, trazendo benefícios ao meio ambiente.

Para o coordenador de compras da SATC, Luiz Augusto Faraco Wasniewski, esta é uma oportunidade de unir a preservação do meio ambiente junto a causas sociais, como às realizadas nos presídios. “Nós poderemos agregar na qualidade da lajota usando a cinza como matéria prima. Esta é uma forma de ambos sermos beneficiados”, destacou Wasniewski.

O prefeito reanalisará as formas de instalar uma nova fábrica no Presídio, já que há alguns dias ele tem visto isso. “Poderemos dobrar o trabalho. Tendo o material para fabricar o serviço certamente irá render”, pontuou Búrigo.

Atualmente, o Presídio Santa Augusta conta com 14 homens na fabricação de lajotas. A intenção é dobrar o trabalho e com 28 homens passar a produzir em média 300m² por dia. “Isto será positivo para todos nós. A SATC se beneficiará, a prefeitura e os presos também, já que optam em trabalhar para diminuir sua pena”, complementou o chefe do executivo.

A instituição de ensino também afirma que poderá auxiliar no ensino técnico aos apenados. “Com esta parceria firmada podemos conversar sobre formas de conceder cursos aos detentos, para que ao saírem do cárcere eles também possam ter um melhor currículo”, finalizou Luiz Augusto.

As partes voltarão a discutir a parceria em breve.

Colaboração: Matheus Reis/Decom Prefeitura de Criciúma