Geral

Satc e USP firmam acordo de cooperação na área de estudos de CO2

Objetivo é seguir com pesquisas na área de redução de gases de efeito estufa

Divulgação

A Satc e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram um acordo de cooperação para ampliar as pesquisas que envolvem a captura de carbono. Os trabalhos, já desenvolvidos pela equipe do Centro Tecnológico Satc (CTSatc), ganham o apoio dos pesquisadores do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. O objetivo do acordo é focar as ações na captura e armazenamento de carbono, incluindo a estocagem de CO2.

Atualmente, o Instituto já realiza pesquisas na região carbonífera para estocar CO2. Uma delas é desenvolvida com a Universidade Fernando Pessoa, da cidade de Porto (Portugal), que já é parceira da Satc. “O IEE tem um corpo docente de reconhecimento mundial e pode contribuir muito conosco no conhecimento e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na área de energia”, comentou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

As questões ambientes fazem parte do DNA da Satc há décadas. Tanto que foi a primeira instituição de ensino certificada com a ISO 14.001, com foco no meio ambiente e sustentabilidade, alinhando suas ações aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Essa parceria contribuirá muito com a indústria carbonífera, mantenedora da Satc, que já vem desenvolvendo pesquisas na área de redução de gases de efeito estufa, tem um projeto de Captura de CO2, com diversas universidades parceiras e com apoio do Departamento de Energia dos Estados Unidos”, afirmou Zancan.

Com acordo de cooperação entre as duas instituições de ensino, a região ganha muito. Além das pesquisas, está previsto ainda o intercâmbio de docentes e pesquisadores, elaboração conjunta de projetos, intercâmbio de estudantes, cursos e disciplinas compartilhadas. A vigência do acordo é até fevereiro de 2026.

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Santa Catarina registra segunda maior taxa de distanciamento social do país neste sábado

Em cumprimento ao Decreto Estadual, estabelecimento é interditado em Imbituba

A loja estava aberta e com todos os funcionários em atividade.

Coronavírus em SC: Governo do Estado pactua abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 de UTI

Semana Restart traz debates atuais para acadêmicos UniSatc

Na próxima segunda, aulas seguem na instituição na modalidade presencial e online