Geral

Satc faz recepção aos italianos do intercâmbio

Grupo da província de Treviso é formado por dois professores e 14 alunos.

Divulgação

A Satc está recebendo um novo grupo de professores e estudantes italianos em mais um intercâmbio. Essa é a 8ª edição do evento que estreita laços entre a instituição e o ITIS Galileu Galilei, da cidade de Conegliano, e o Liceu Artístico Bruno Munari, de Vittorio Vêneto. Na manhã desta terça-feira (3) o grupo foi recepcionado na Satc. “Nos traz muita felicidade essa conexão dos alunos italianos com os nossos. As atividades que eles farão busca mostrar a nossa cultura, gastronomia e pontos turísticos”, ressalta o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

A comitiva é composta por dois professores e 14 estudantes. Nos próximos 19 dias eles irão conhecer empresas e visitar pontos turísticos da região. “Gostei muito do acolhimento caloroso que tivemos. E a nossa recepção foi cinco estrelas. Também me encantei muito com as cores das casas, das coisas, é uma cidade muito colorida”, observa o estudante do ITIS Galileu Galilei Giovanni Camerotto.

Uma história de amizade

O intercâmbio Satc/Itália está na 8ª edição. A parceria começou com uma ideia do ex-diretor da Satc, professor Iraide Piovesan, há 18 anos, quando ele foi à Itália com um grupo de Criciúma. O primeiro ato concreto ocorreu em 2003. “Foi um trabalho de convencimento para eles entenderem que tínhamos boas ideias. Tudo é feito com muito carinho, dedicação e empenho”, comenta Iraide. A iniciativa fortalece os laços de amizade entre as cidades de Criciúma e Vittorio Vêneto.

As expectativas dos jovens que chegaram são grandes e a ligação da região com a Itália ajuda nesse contato. “Quando cheguei tive uma impressão muito boa. A recepção calorosa me emocionou. Espero que essa viagem tenha muitas coisas boas para eu guardar no coração”, descreve a estudante Elizabeta Salton.

Os intercambistas estão hospedados na casa dos professores e alunos da Satc que seguirão para a Itália em dezembro. É a segunda parte do intercâmbio, quando os italianos acolhem os criciumenses. De acordo com o professor italiano Carmine Calvanese, eles prometem repetir a acolhida que tiveram aqui.

A cerimônia de recepção aos visitantes contou com a apresentação da Banda Marcial da Satc e do Corpo Coreográfico. Acompanharam a abertura do agente consular da Itália em Santa Catarina, Guilherme Bortoluzzi, o prefeito de Turvo Tiago Zilli e a secretária de Educação de Treviso, Juliana Salvador. As turmas da Escola de Talentos realizaram apresentações de balé e ginástica artística. Encerrando o evento, quem encantou o público foi a cantora Julia Marques, vencedora da edição de 2019 do Femusa.

Colaboração: Comunicação SATC

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Aluna Satc é campeã brasileira de Xadrez Blitz