Educação

Satc inaugura Galeria dos Diretores Executivos

Evento em comemoração aos 65 anos da instituição reuniu representantes dos ex-diretores da mantenedora

Foto: SATC

Seguindo com as comemorações aos 65 anos da Satc, um novo espaço foi inaugurado dentro da instituição. Agora, o Auditório João Luiz Novelli conta com a Galeria dos Diretores Executivos. Um espaço reservado a saudar a memória de ex-diretores que fizeram a história de educação da Satc ao longo de seis décadas e meia. Junto dos quadros dos ex-diretores e do atual diretor, foi inaugurada uma placa comemorativa aos 65 anos da mantenedora, onde está a Ata de Fundação, assinada pelos mineradores fundadores.

Fundada em 1959 pela indústria carbonífera como Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão, a instituição cresceu e se transformou em um pilar fundamental no cenário educacional e empresarial do sul do estado. “É sempre um orgulho pro setor carbonífero. Com certeza aqueles mineradores não tinham ideia do que ia se tornar e teriam muito orgulho do que a Satc se tornou, e principalmente, orgulho de ter mantido aceso o legado de assistência, mão de obra e de fomentar a economia regional. É uma alegria muito grande para o setor carbonífero, que também conta com a Satc para o seu futuro junto da Transição Energética”, contou o diretor técnico do Carvão+, Marcio Zanuz.

Ao longo de suas seis décadas e meia de existência, a Satc enfrentou diversos desafios, superando obstáculos e celebrando conquistas memoráveis. Para marcar esse importante marco, a instituição lançou uma nova identidade visual: Satc Educação e Negócios, refletindo seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade alinhada às demandas empresariais.

“A Satc sempre inovou, em todos os sentidos sempre trabalhou a Educação e, agora, na área de Negócios. Então o slogan mudando para “Educação e Negócios”, significa que estamos cada vez mais perto das empresas, criando soluções e fazendo com que o DNA, que vem do setor empresarial, realmente apareça, que mostre de onde a gente veio e para onde vamos, estamos olhando para o futuro”, afirmou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Olhando o futuro, sem esquecer do passado

Com um olhar para o futuro, mas sem esquecer do seu passado e das pessoas que construíram a história da Satc. O espaço inaugurado é um agradecimento aos Diretores Executivos da Instituição. “Se a gente não cuidar do nosso passado, corremos o risco de esquecer das nossas origens. 65 anos é bastante tempo, por isso, é importante comemorar o aniversário e relembrar histórias, pessoas que fizeram parte disso e valorizar. Isso ajuda a construir o futuro dos próximos 65 anos”, ressaltou o reitor da UniSatc, Carlos Antonio Ferreira.

A Satc teve seu início como um braço assistencial para o setor carbonífero, por isso, as carboníferas associadas do Carvão+ se fizeram presentes no evento. O atual diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, assim como os representantes de três ex-diretores executivos. Ruy Hulse (diretor executivo de 1996 a 2010), representado pelo neto Felipe Hulse Pederneiras, Wilson Lopes F. Barata (diretor executivo de 1962 a 1967), representado pelo neto Renato Barata e Woimir Wasniewski (diretor executivo de 1967 a 1989), representado pelo filho Cláudio Ivan Faraco Wasniewski.

Notícias Relacionadas

Mulher é morta a facadas pelo namorado após discussão por ciúmes em Criciúma

Namorado confessou ter usado uma faca de cozinha para matar a vítima em Criciúma

Tigre entra em campo pressionado neste domingo

Pescadores capturam mais de 780 mil tainhas na modalidade arrasto de praia

Corpo de homem é encontrado boiando em rio em Treze de Maio