Educação

Satc inova mais uma vez e lança seu Kart Elétrico

Projeto intercursos pretende avançar nas pesquisas de mobilidade elétrica, além de montar um veículo para competições

Divulgação

Ser referência em mobilidade elétrica, sendo um dos fomentadores da mão de obra qualificada para essa nova indústria é um dos objetivos que a Satc vem traçando nos últimos anos. Pensando nisso, a instituição vem desenvolvendo o seu Núcleo de Mobilidade Elétrica, através de parcerias com grandes empresas e de projetos voltados à Pesquisa e Inovação já foi criado o Inowattis, um carro elétrico produzido dentro da instituição. Agora, com o conhecimento já adquirido e na busca por desafios, foi lançado o Kart Elétrico Satc. Um projeto preparado para disputar competições.

“Os projetos desenvolvidos pela Satc e seus parceiros levam em seu DNA a força da indústria do Sul de Santa Catarina, onde sempre enaltecemos nossos apoiadores no projeto. Já temos um histórico de competições, hoje estamos sempre brigando pelos primeiros lugares na competição Baja Regional Sul e Baja Nacional. Esperamos o mesmo com o Kart Elétrico”, comenta o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica da Satc, Adelor Felipe da Costa.

O projeto já começou a ser desenvolvido e tem o apoio de empresas que fomentam a mobilidade elétrica. A Techspeed e a Mobilis são catarinenses e apoiadoras da proposta. “A intenção é que até fim de 2022 um produto finalizado seja entregue, competitivo e economicamente viável para comercialização, podendo, desta forma, ser apresentado em feiras, participar de eventos e até mesmo dar início à criação de um regulamento específico para inserir o kart elétrico no cenário de competições da federação”, ressalta o coordenador do projeto do Kart Elétrico, Clauber Roberto Marques.

Em fase de construção, o Kart Elétrico Satc conta com a participação de muitas áreas em seu projeto. A intenção é de desenvolver pesquisa envolvendo todos os cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação da instituição, em busca de obter melhores resultados em um menor espaço de tempo, utilizando da expertise de cada área.

“Essa é mais uma materialização da nossa tríade de Educação, Tecnologia e Inovação. A gente promove inovação a partir do momento que a gente congrega cursos de áreas diferentes e complementares. Então, por si só já é um trabalho inédito congregando cursos de áreas diferentes. O Kart Elétrico é mais um instrumento que vai poder conciliar essas áreas diferentes promovendo a interdisciplinaridade e fazendo metodologia ativa na prática”, afirma o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

Um futuro elétrico

A Mobilidade Elétrica é uma área em expansão. Apesar de ser um assunto muito debatido e com muitos países já bem desenvolvidos, no Brasil ainda há uma lacuna entre as ideias e a fabricação. O custo e a falta de mão de obra ainda são empecilhos. A Satc entra para preencher essa lacuna, formando uma mão de obra especializada.

“A mobilidade elétrica veio para ficar no planeta, então existe toda uma nova indústria já consolidada em alguns países do primeiro mundo, mas que vem também para o Brasil. Para viabilizar essa nova indústria precisa de mão de obra qualificada, precisa de profissionais que venham atender a montagem, manutenção, criação. Esse profissional é um profissional da indústria 4.0 e que tem que ser formado e qualificado”, explica o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Notícias Relacionadas

PF prende em Araranguá falsificador de cédulas foragido há 5 anos

O homem de 54 anos foi preso quando viajava de carro para o Rio Grande do Sul; polícia apreendeu R$ 23 mil que estavam no veículo.

Previdência: os capítulos finais da reforma em Santa Catarina

Comissões Técnicas recebem nesta terça-feira (3) votos vista dos deputados que desejam mudanças no relatório preliminar.

SC amanhece com temperatura abaixo de -4ºC e geada

Temperatura mais baixa no amanhecer foi de -4,24ºC em Urupema.

Homem é assassinado a tiros dentro de casa em Araranguá

Trio foi abordado em um carro e um homem confessou o assassinato; duas armas foram apreendidas.