Geral

Satc Negócios: nova frente da instituição apresenta crescimento em todas as áreas de atuação

Programa oferece, por meio do Business to Business (B2B), soluções para empresas através de inovação, serviços de laboratórios e educação corporativa

Foto: SATC

Um mercado carente e empresas com dificuldades em reter funcionários. Foi através deste cenário que em 2023, a alta gestão da Satc decidiu apostar em uma nova frente de atuação, o Satc Negócios. O projeto surgiu para suprir, por meio do Business to Business (B2B), as necessidades encontradas pelas indústrias. Para isso, foram selecionadas três áreas de atuação: inovação, educação corporativa e serviços em laboratórios. Em menos de um ano de funcionamento, todas elas registraram crescimento.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Satc, Luciano Bilessimo, as empresas buscam hoje mão de obra especializada, para desenvolverem soluções que melhorem serviços internos e gerem economia na execução dos processos. Mas muitas delas esbarram na falta de profissionais qualificados e até mesmo na falta de equipamentos para fazer as análises e chegar a diagnósticos precisos.

“Muitas vezes, a empresa só precisa de um projeto de inovação ou um novo produto. É uma demanda com prazo, que exige uma equipe para desenvolver em um determinado período de tempo. Então não compensa as organizações criarem uma nova frente de serviço especializada para essa ação individual. Compensa mais procurar alguém que faça de fora. E onde que está essa mão de obra especializada? Na academia”, afirma o pró-reitor.

Foi pensando nisso, que o Centro Tecnológico (CT) da Satc, em parceria com o Centro Universitário UniSatc, aumentou o número de pesquisadores e colaboradores especialistas em novas soluções de negócios. Essa união fez com que o Satc Negócios se tornasse a solução para empresas de diferentes setores. “A gente conseguiu formar um time de pessoas altamente capacitadas e eficientes que são capazes de entregar soluções para as empresas em um tempo recorde”, completa Bilessimo.

Resultados já obtidos pelo Satc Negócios

O Satc Negócios completa um ano apenas em abril de 2024, mas já conseguiu se consolidar e se estruturar para oferecer um atendimento mais eficiente às indústrias. Na área da inovação, o Cobusiness, programa de inovação corporativa do Satc Negócios, que iniciou com seis empresas, hoje conta com 24 parceiras, resultando em um crescimento de 300%.

Já na área de serviços de laboratórios, em 2023 a equipe bateu recorde de análises realizadas. Com o desenvolvimento de 31 novos serviços nos laboratórios, o último ano teve um aumento de 20%, totalizando mais de 100 mil serviços já realizados. A qualidade dos ensaios também melhorou, já que com a aquisição de novos equipamentos de ponta, hoje a instituição consegue entregar serviços mais sofisticados.

E na área de educação corporativa também houve crescimento. A instituição já conseguiu fazer a entrega de inúmeras formações e treinamentos, que garantem a capacitação e aperfeiçoamento dos colaboradores. No formato híbrido, presencial ou até digital, a instituição construiu cursos com foco em atender as necessidades de cada empresa, seja na forma pronta ou customizada. Desta forma, já são mais de 78 mil alunos formados e mais de 5 mil turmas capacitadas.

“Temos infraestrutura, temos pessoas e temos recursos para encabeçar projetos que sejam eficientes para as empresas. E estamos em uma crescente bem boa. Já conseguimos construir e fazer o alicerce que precisávamos. Agora é só seguir em frente”, finaliza o pró-reitor.

Notícias Relacionadas

Ação conjunta resgata 70 cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

A mulher foi presa em flagrante sendo encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis

Menina de 3 anos morre de Covid-19 em Florianópolis; criança não era vacinada e tinha asma

Caso aconteceu em Florianópolis e segundo a Vigilância é o segundo óbito de crianças desde o início da pandemia em 2020.

Dívida por tráfico de drogas motivou assassinato de jovem em SC

Suspeito do homicídio foi identificado e preso preventivamente pela Polícia Civil

Telhado de ginásio cede com trabalhadores em cima e bombeiros fazem resgate em SC

Estrutura do telhado do ginásio foi totalmente comprometida