Educação

Satc terá primeiro prédio verde do Sul de Santa Catarina

Construção é voltada à conservação do meio ambiente.

A construção do Parque Tecnológico da Satc já está em andamento e nos próximos meses deve ser inaugurado o prédio verde, termo utilizado por se tratar de uma edificação de eficiência energética e tecnológica. Na prática, o prédio segue os parâmetros de conservação de energia e preservação do meio ambiente, desde o espaço físico, como a construção das paredes com isolamento térmico, até a instalação de equipamentos que atendem as exigências da Eletrobrás, inclusive o funcionamento da internet.

O prédio verde da Satc faz parte do Programa de Eficiência Energética da Eletrobrás, certificado pelo laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele também é referência no estudo de tecnologias para a redução dos impactos gerados pela extração de carvão mineral. Conforme o diretor executivo da Satc, Fernando Zancan, o projeto começou a ser desenvolvido em 2007 e contou com a colaboração da UFSC, além de ter a Eletrobrás como principal parceira.

São dois mil metros quadrados de área construída, espaço destinado ao trabalho de 64 profissionais, que devem estudar todas as áreas ligadas ao carvão. O investimento total é de R$ 2,5 milhões. "Investimos em tecnologia de ponta para a execução deste projeto, é algo nunca visto aqui no Sul, foi preciso seguir todas as exigências da Eletrobrás, até de técnicas construtivas, e agora só estamos esperando a adequação da instalação da internet para inaugurar e liberar os trabalhos no prédio", finaliza Zancan.

Engeplus – Vanessa Amando