Geral

Satc transformando vidas: histórias compartilhadas por gerações

Leila e Charles criaram raízes tão fortes na instituição, que hoje esse legado está sendo perpetuado pelo filho Henrique

Divulgação

Nos últimos 20 anos as lembranças do casal Leila dos Santos e Charles dos Santos vão na direção de um mesmo lugar, a Satc. Mesmo estudando em períodos diferentes na instituição, eles lembram com carinho e nostalgia os momentos vividos nos ensinos médio e técnico. Hoje, compartilham as experiências e as raízes formadas no colégio com o filho Henrique, que estuda no 4º ano B, na turma da professora Jordana.

A história de Charles iniciou na Satc com o apoio e até um pouco de insistência de sua vizinha que trabalhava instituição, Albertina Lazzarin. Ainda hoje, é Albertina que auxilia aos jovens que chegam no Colégio Satc, atuando como orientadora educacional dos cursos técnicos. Foi ela quem convenceu sua mãe a matriculá-lo.

“Eu me formei no técnico em Mecânica em 98 e trabalho nessa área até hoje. Fui para a Itália trabalhar com isso também e fiz uma amizade aqui que eu levo pra vida inteira. Da minha história aqui eu só tenho lembranças positivas, do lado das grandes amizades e do aprendizado que me levou pro mercado de trabalho”, destaca o ex-aluno.

Leila iniciou no 2º ano do ensino médio e no curso técnico de Confecção, se formando no ano de 2002. “Foi estudando aqui que eu me realizei, me encontrei de fato, pois fiz tantos amigos. Tenho amigas que eu levo pra vida, que somos comadres até hoje, 20 anos de amizade. Foram dois dos melhores anos da minha vida, as melhores lembranças que eu tenho do período de escola foram daqui”, afirma.

A tradição passada de família para família marca a própria história da Satc, que reconhece em seu DNA inúmeras gerações de alunos. “Uma das coisas que me fizeram colocar o Henrique estudar na Satc, foi das lembranças que eu tenho da minha época, das amizades. Por ser um colégio que hoje ele vai ter uma formação completa. Não só profissional, mas do lado pessoal que vai desenvolver ele como um todo. A gente nunca teve dúvidas de colocar ele aqui”, pontua Leila.

Formação educacional transformadora

A preocupação com a formação educacional e humana dos alunos faz parte dos pilares da Satc, que busca ir além dos conteúdos educacionais e faz da aprendizagem algo significativo, que seja levado para a vida toda.

“Aonde eu cheguei hoje eu agradeço muito a essa fase da minha vida. Estudar aqui na Satc ajudou na construção do meu caráter, de ser uma pessoa do bem e claro, a formação técnica”, ressalta Charles.

Além de reconhecer na sua história e na de seu marido a transformação que a instituição proporciona, é na do filho Henrique que Leila já vê mudanças positivas. “Depois que o Henrique veio pra cá, ele desenvolveu muito a autonomia dele, a maneira de agir é outra. Ele construiu muitas amizades. Saber que nosso filho está em uma das melhores instituições de ensino do estado é muito gratificante”, evidencia.

Para o pequeno Henrique, é tão bom estudar na Satc que ele nunca mais quer trocar de colégio. “É muito bom estudar aqui, eu tenho muitos amigos, uma professora ótima que é a Jordana. O que eu mais gosto de estudar é ciências e a gente já foi no laboratório ver as coisas no microscópio”, explica o aluno.

Para o ex-aluno Charles, o colégio é um conjunto muito completo. “O jeito de ensinar com certeza transforma e muito a vida de quem estuda aqui, não é só vir pra escutar o professor por algumas horas e deu. A Satc tem todo uma disciplina fora da sala de aula, o convívio social, os projetos interdisciplinares”, enfatiza.

Uma visita apaixonante

Conhecer como é o colégio que o filho irá estudar é muito importante para os pais. Por isso, as visitas são pensadas para esclarecer as principais dúvidas dos pais. “A visita é apaixonante, se alguém tem alguma dúvida ela acaba na visita. Ficamos apaixonados com os projetos de música, empreendedorismo, comunicação e saber que nosso filho tem tudo isso à sua volta é muito gratificante”, comenta Leila.

Estar presente na vida dos alunos e familiares é fundamental para a instituição. “Na visita a gente até falou que dava vontade de ser criança de novo pra estudar aqui, por tudo que conhecemos além do nosso tempo aqui”, frisa Charles.

As visitas ao Colégio Satc estão abertas e podem ser agendadas pelo site e as dúvidas podem ser tiradas pelo telefone ou WhatsApp (48) 3431-7585, com atendimentos programados de segunda à sexta, das 7h30 às 21h30 e sábado, das 8h às 11h.

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização

Assistência Social de Criciúma entrega alimentos para instituições sociais no Parque das Nações

Ao todo, foram distribuídos 960 kg de carne, 1.500 kg de banana, 60 cestas básicas e 90 kits de legumes para 30 instituições