Saúde

Saúde de Braço do Norte entrega kits de conscientização sobre Aedes Aegypti para alunos das séries iniciais da rede municipal

O objetivo é reforçar o trabalho que vem sendo desenvolvido no município há mais de 20 anos

Divulgação

De 15 de novembro até 20 de novembro acontece a Semana Nacional de Prevenção ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças graves, como Zica Vírus, Dengue e Chikungunya, e para lembrar a data, durante a semana o Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde de Braço do Norte entregará kits educativos nas séries iniciais das escolas da rede municipal de ensino, além de realizar mutirões de limpeza nos cemitérios, entrega de panfleto nas empresas e comércios do Município.

O objetivo é reforçar o trabalho que vem sendo desenvolvido no município há mais de 20 anos. Com a chegada do verão, os volumes de chuvas aumentam e, por isso, devemos redobrar a atenção para não deixar possíveis criadouros a céu aberto.

As agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão fazendo a sua parte, porém, é necessário que a população faça também. É preciso criar uma rotina de limpeza nas residências e, no mínimo, uma vez por semana fazer uma inspeção nos quintais eliminando qualquer objeto que possa acumular água e se tornar um criadouro para o Aedes Aegypti.

Conforme as agentes de endemias, em 2021, Braço do Norte já teve três focos do Aedes Aegypti. Em Santa Catarina, desde janeiro deste ano, foram notificados 31 mil casos.

Pelo fato de o Aedes Aegypti ser um mosquito caroneiro, é possível, a qualquer momento, receber a visita desse vetor, por isso, a população não pode dar espaço para que ele se prolifere. A única forma de prevenção continua sendo não deixar água parada e isso depende de cada cidadão.

Lembrando que essa semana é a semana de conscientização, mas “O Cuidado deve ser permanente”.

Notícias Relacionadas

Centro de Triagem encerra atividades e atendimentos são absorvidos pelas UBSs em Criciúma

Sintomáticos e suspeitos de Covid-19 serão atendidos pelas unidades de saúde

Coorsel arrecada tampinhas em prol da causa animal de Tubarão

Arrecadação foi entregue para as voluntárias que atuam na proteção de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos.

Atleta de Muaythai de Criciúma é convocado para mundial na Tailândia

Welinton Benvenutti Fernandes disputará a categoria Senior Elite até 71

Teatro Municipal Elias Angeloni recebe espetáculo “O Homem Mais Inteligente da História”

Peça será nessa sexta-feira (3)