Saúde

Saúde de Maracajá integra ações de prevenção de doenças na mulher e no homem

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

O município de Maracajá também aderiu a campanha Outubro Rosa, que neste ano terá enfoque para a saúde do casal, com a adesão também à campanha Novembro Azul. Além de palestras e realização de exames, está programado para o dia 30, quinta-feira, às 19h, no Parque Ecológico seu Dia D.

Neste mês os profissionais da saúde dão orientações de saúde e dicas de prevenção. No entanto, lembra o diretor de Saúde Vilmar Leandro, "durante todo o ano é preciso se cuidar".

As unidades de saúde do município estão mobilizadas para realizar diversas atividades voltadas à saúde da mulher, principalmente na prevenção de câncer no útero e de mama. Os locais também ganharam decoração especial e murais informativos com o temas relacionados à saúde da mulher. Já para o homem o enfoque é na prevenção do câncer de próstata. "Ano passado foram identificados, durante a mobilização, seis casos suspeitos de câncer de próstata, sendo que quatro negativaram e dois foram confirmados. Já nos preventivos 10% dos exames apresentou alteração, todos foram tratados e as mulheres estão fora de perigo", relata Vilmar.

Para o diretor de Saúde a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de enfrentar as doenças que mais afligem as mulheres. “Alguns fatores de risco para desenvolver o câncer de mama são bem conhecidos, como o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, o histórico familiar, o sedentarismo. Por isso, nos concentramos nas ações de conscientização e ampliamos nossa capacidade de realizar diagnósticos, disponibilizando mais mamógrafos, por exemplo”, explica.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, são identificados, a cada ano, cerca de 50 mil novos casos.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Ele ainda representa cerca de 10% do total de cânceres no mundo. Estima-se que, este ano, os tumores atinjam 60.180 brasileiros. Daí a importância de promover a conscientização a respeito da doença.

O que é Outubro Rosa e Novembro Azul?

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos países no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.

Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças. O mês ainda tem um reforço nessa luta: 17 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata.

Colaboração: Itaionara Recco