Estado apresenta dados sobre violência contra mulheres e destaca ações integradas de proteção e atendimento às vítimas.
Foto: Silviane Mannrich Ascom/SC
A exposição foi conduzida pela secretária adjunta de Estado da Saúde, Cristina Pires Pauluci, que iniciou sua participação na mesa magna com a apresentação do vídeo da campanha do Governo de Santa Catarina “Seja Homem. Denuncie”. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade, especialmente os homens, para romper ciclos de agressão, estimular a reflexão sobre comportamentos e incentivar a denúncia de casos de violência doméstica.
Durante a apresentação, foram divulgados dados nacionais que reforçam a dimensão do problema. Em 2024, o Brasil registrou 320.472 casos notificados de violência contra mulheres, número que representa um aumento de 11,3% em relação ao ano anterior. A maior parte das ocorrências aconteceu dentro da própria residência das vítimas, correspondendo a 62,1% dos registros, enquanto 40,4% dos casos envolveram episódios de violência repetida, indicando que muitas vítimas convivem com agressões contínuas.
Os dados apresentados também evidenciam o perfil das vítimas e os diferentes tipos de violência registrados, incluindo violência física, sexual, psicológica e negligência. Grande parte das agressões ocorre no contexto de relações pessoais, frequentemente envolvendo parceiros ou ex-parceiros, o que reforça a necessidade de ações de prevenção, acolhimento e proteção às vítimas.
Outro ponto destacado foi a importância da notificação dos casos pelos serviços de saúde. Segundo a secretária adjunta, o registro correto das ocorrências é fundamental para que as vítimas sejam inseridas em uma rede de proteção e cuidado. Além disso, os dados coletados permitem identificar padrões de violência e auxiliam na elaboração de políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento desse tipo de crime.
Foto: Divulgação Cosems/SC
Iniciativas em Santa Catarina
Durante o congresso, também foram apresentadas ações desenvolvidas no estado para ampliar a assistência às vítimas de violência. Entre os exemplos citados está o Espaço Acolher Floripa, inaugurado em agosto de 2024 no Multihospital, em Florianópolis. O serviço recebe cofinanciamento mensal de R$ 523,7 mil da Secretaria de Estado da Saúde e oferece atendimento multidisciplinar 24 horas por dia para pessoas em situação de violência.
No local, equipes formadas por profissionais das áreas de saúde, assistência social e segurança pública atuam de forma integrada, proporcionando acolhimento, orientação e encaminhamento adequado às vítimas. Desde sua criação, o espaço já realizou cerca de cinco mil atendimentos, consolidando-se como uma importante referência no atendimento humanizado.
Outra iniciativa destacada foi a cooperação entre diferentes instituições para fortalecer o Núcleo de Enfrentamento às Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT). O núcleo reúne esforços de diversos órgãos, como as Secretarias de Estado da Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e Educação, além do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Santa Catarina (OAB/SC). A articulação busca ampliar a rede de apoio, garantir atendimento qualificado e fortalecer estratégias de prevenção.
Congresso reúne gestores de todo o estado
Foto: Silviane Mannrich Ascom/SC
O primeiro dia do 10º Congresso do Cosems/SC também contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, da secretária de Saúde de São José e presidente do Cosems/SC, Sinara Simione, além de gestores, profissionais e especialistas de diferentes regiões do estado.
Promovido pelo Cosems, o evento reúne representantes dos 295 municípios catarinenses e segue até o dia 13 de março. A programação inclui debates, palestras e troca de experiências voltadas à qualificação da gestão municipal da saúde e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 35 anos em 2026. O congresso também busca discutir os desafios atuais da saúde pública e apresentar iniciativas que contribuam para aprimorar o atendimento à população em todo o estado.
Fonte: SECOM
Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui