Saúde

Saúde: Votação nos Hospitais deverá aprovar greve da categoria

As urnas para votação da paralisação serão disponibilizadas nas trocas de turnos dos hospitais e nas clínicas na quinta e sexta-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nas Assembleias com votação secreta que acontecem nos dias 12 e 13 nos hospitais e clínicas da região, os mais de cinco mil trabalhadores deverão aprovar greve da categoria a partir da próxima terça-feira, 17 de dezembro. São 15 hospitais no sul de Santa Catarina.

Na Assembleia realizada nessa terça-feira (10), na sede provisória do Sindicato em Criciúma, eles  sinalizaram pela rejeição da última proposta patronal de 2% de ganho real e R$ 850,00 no piso oferecido na sexta rodada de negociação no dia três de dezembro.

Segundo Cleber Ricardo Cândido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), existe um sentimento de indignação e revolta pelos trabalhadores que mais uma vez estão sendo desvalorizados pela classe patronal. “Uma total falta de respeito às propostas apresentada pelos trabalhadores e rejeição das 30 cláusulas. Além do índice de 12%, a categoria quer direito ao descanso semanal com remuneração na jornada 6 x 6 e 12 horas no final de semana, piso por função e fim do banco de horas", destaca.

Cleber avalia ainda que mesmo com falta de mão de obra na maioria dos setores, como nos técnicos de enfermagem e auxiliar de farmácia, eles não são valorizados. “Os técnicos de enfermagem que são 80% do atendimento direto dos pacientes  têm um salário de R$ 1.200,00, uma vergonha”, pondera o sindicalista.

A data-base é 1º de novembro. A pauta foi aprovada nas 13 Assembleias que aconteceram nas instituições da região no mês de setembro e inicio de outubro.

Colaboração: Maristela Benedet/Assessoria de Imprensa