Geral

SC: cinco praias do Litoral Sul apresentam pontos impróprios para banho

Fatma pesquisou nove praias e Relatório de Balneabilidade mostra resultado dos 38 locais pesquisados

O mais recente Relatório de Balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) aponta que, entre as nove maiores praias e balneários pesquisados no Litoral Sul catarinense (de Imbituba até Passo de Torres), cinco apresentaram, pelo menos, algum ponto considerado impróprio para banho. As amostras de água foram coletadas pelos técnicos da Fatma na semana passada em 38 locais da região Sul litorânea, conforme matéria do site Engeplus.

No município de Imbituba foram pesquisados sete pontos diferentes. Somente a Lagoa de Ibiraquera, próximo a boca da barra, apresentou água imprópria para banho. Já as praias da Ribanceira, Vila Nova, Ibiraquera, do Porto e a Praia do Rosa foram consideradas próprias para banho.

Em Garopaba, os três pontos pesquisados foram considerados próprios para banho: na própria Praia de Garopaba (em frente à praça e à rua Lauro S. Muller) e na Praia do Siriú.

Na cidade de Laguna também apenas um ponto entre os sete pesquisados apresentou água imprópria. Foi na Prainha do Farol, logo na entrada da praia. Os demais locais (Lagoa de Cabeçudas, praias da Teresa, de Itapirubá, do Cardoso, do Gi e do Mar Grosso) apresentaram boas condições na água para o banho.

Em Jaguaruna, a água de três locais foi coletada e ambos foram considerados próprios para banho: o Canal do Camacho, a Lagoa do Arroio Corrente e a Praia do Arroio Corrente.

No mais novo município da região Sul, o Balneário Rincão, foram pesquisados nove pontos diferentes, dos quais somente dois apresentaram más condições na água. O arroio do próprio Balneário Rincão e a Lagoa do Jacaré foram reprovados segundo a amostra pesquisada pelos técnicos da Fatma. Já as lagoas do Faxinal, dos Esteves, dos Freitas e outros pontos do Rincão (em frente ao postos Salva Vidas 2, 3 e 4 e 100 metros à esquerda do arroio do Balneário) apresentaram água própria para banho.

Em Araranguá, no Morro dos Conventos, um local foi pesquisado (em frente ao posto Salva Vidas central) e apresentou boas condições na água.

No Balneário Arroio do Silva, quatro pontos foram pesquisados e ambos foram considerados próprios para banho: à esquerda e à direita do arroio, na foz do arroio do Silva e na Avenida Florianópolis, logo no final do Balneário Arroio do Silva.

No Balneário Gaivotas, um local foi considerado impróprio e outro próprio. O arroio do Balneário apresentou más condições na água para o banho. Já o local do Balneário Gaivotas em que a água apresentou boas condições para banho foi em frente à praça de esportes.

No extremo Sul catarinense, em Passo de Torres, os dois locais onde os técnicos da Fatma coletaram e pesquisaram a água foram considerados impróprios para banho: o braço morto do rio Mampituba (em frente ao Salva Vidas próximo à ponte) e em frente ao Salva Vidas da própria Praia de Passo de Torres.