Saúde

SC começa a aplicar dose de reforço da Covid a partir de sábado em maiores de 18 anos

Segundo a SES, a vacinação só pode ocorrer após 5 meses de completar o esquema vacinal

Divulgação

A partir de sábado (20) pessoas com mais de 18 anos poderão ser imunizadas com dose de reforço contra a Covid-19 adultos em Santa Catarina. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a vacinação só pode ocorrer 5 meses após completar o esquema vacinal — com duas doses — e a preferência é de que seja feita com a Pfizer.

Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), cada município deverá organizar ações de vacinação próprias. Até sexta-feira (19), as prefeituras devem solicitar à Dive a reposição de imunizantes em estoque para conseguir aplicar as vacinas aos públicos aptos.

O anúncio faz parte da adesão do governo catarinense à campanha nacional de “Mega Vacinação” contra a Covid-19. A mobilização acontecerá entre os dias 20 e 26 de novembro.

Pessoas imunizadas com a vacina da Janssen, aplicada em Dose Ùnica (DU), não serão vacinadas com dose de reforço neste momento. A Dive aguarda uma definição do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a liberação.

Na terça-feira (16), o ministro da saúde Marcelo Quiroga, anunciou a liberação da dose de reforço para os maiores de 18 anos. Até então, eram imunizadas apenas maiores de 60 anos, pessoas com imunossupressão e profissionais de saúde.

Mais de 2 milhões de vacinados

Santa Catarina tem mais de 5 milhões de pessoas imunizadas com pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19. O número diminui para 2 milhões quando se fala em esquema vacinal completo. Os dados são do Monitor da Vacina do NSC Total.

O total de pessoas em Santa Catarina que receberam a dose de reforço é 398.550 mil.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Atuação do CBMSC no Rio Grande do Sul

Chuvas provocam a paralisação da balsa de Araranguá

Precipitação intensa atinge o Sul e o Extremo Sul de Santa Catarina nesta quinta-feira (2)

Praia Grande tem 6 pessoas desalojadas e Defesa Civil evacua bairro após fortes chuvas

Rio Mampituba ultrapassou em 4,5 metros a cota e saiu do leito; foram registrados 200 milímetros de precipitação em quatro dias

Presidente Vilmar Guedes vai se candidatar a reeleição