Saúde

SC confirma ‘novidades’ com 65% de imunizados, explica busca ativa e reforço vacinal

Secretário de Saúde afirma que flexibilização do uso de máscaras para espaços abertos está em pauta; mais de 400 mil catarinenses não voltaram para receber a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Divulgação

Santa Catarina terá novidades em novembro sobre o uso de máscaras em locais abertos. Além disso, o secretário de Estado da Saúde detalha como está sendo realizada a busca ativa das mais de 400 mil pessoas que estão atrasadas para a aplicação da vacina contra a Covid-19.

André Motta Ribeiro, responsável pela pasta, conversou com a jornalista e apresentadora do Grupo ND, Ildiane Silva, para o ND Notícias e afirma que a flexibilização do uso de máscaras está sendo discutido, mas que conta com alguns entraves.

“O que é feito pelo ente federal é soberano, mas precisamos do entendimento do Ministério da Saúde sobre a desobrigação do uso de máscaras. Temos uma lei, de julho do ano passado, que determina isso e precisamos entender que o governo federal deveria revogar a lei ou, eventualmente, nós tomamos o caminho como o Rio de Janeiro de seguir a Assembleia Legislativa”.

Ainda de acordo com o secretário André Motta Ribeiro, a desobrigação do uso de máscaras é debatido, inicialmente, para espaços ao ar livre, por exemplo, parques e praias e levando em conta a vacinação completa de 65% da população de Santa Catarina.

“É importante entendermos o que precisamos fazer e como evoluir. Então, teremos novidades no mês de novembro”, complementa.

Vacinação e busca ativa

De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), mais de 465 mil pessoas não retornaram para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Entre eles, 181.010 que tomaram a dose da AstraZeneca, outros 140.579 da Coronavac e outros 143.842 catarinenses que receberam a Pfizer.

“Quando identificamos a discrepância de registros, fazemos uma lista das pessoas, encaminhamos aos municípios e eles fazem a busca ativa. Apesar de algumas situações pontuais de pessoas que realmente não acreditam na vacinação, está sendo tratado com as campanhas e assim por diante”, explica o secretário de Saúde.

De acordo com o Vacinômetro SC, atualizado na tarde desta segunda-feira (1º), mais de 4,3 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas, ou seja, 59,37% da população de Santa Catarina.

Além disso, 77% dos catarinenses receberam, no mínimo, a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Além da aplicação das doses, o secretário destaca que o Brasil inteiro abrirá para a dose de reforço de toda a população, mas que está sendo priorizado os grupos prioritários.

“É uma vacina que entrará no calendário anual já no ano que vem, possivelmente. Todos nós teremos que receber a dose de reforço”, finaliza o secretário.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea