Geral

SC confirma primeiro caso da subvariante BA.2 da Ômicron

A confirmação aconteceu na sexta-feira (4) e foi divulgada na manhã deste sábado (5).

Divulgação

Sobe para cinco os casos confirmados da subvariante BA.2 da Ômicron no Brasil e o quinto paciente diagnosticado é de Santa Catarina. A confirmação aconteceu na sexta-feira (4) e foi divulgada na manhã deste sábado (5).

De acordo com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), o paciente tem 42 anos e mora em Florianópolis. Apesar de ter apresentado sintomas gripais, ele não precisou ser hospitalizado e segue sendo monitorado.

O teste foi realizado pelo Lacen/SC e a amostra enviada ao Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que confirmou o diagnóstico.

A subvariante BA.2 pode ser até 1,5 vezes mais transmissível que a variante Ômicron original, mas de acordo com o CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças) dos Estados Unidos e da Agência de Saúde Pública do Reino Unido, ela não reduz a eficácia das vacinas já utilizadas contra o coronavírus. Além disso, não há evidências que apontem quadros mais graves a partir da subvariante.

Com o diagnóstico catarinense, o Brasil tem, confirmados, cinco casos da BA.2, além do paciente de Florianópolis, são dois no Rio de Janeiro e dois em São Paulo.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

Agências do Sine de Santa Catarina contam com quase 1,7 mil vagas de emprego abertas

A lista de oportunidades disponíveis pode ser acessada no aplicativo Sine Fácil, disponível para smartphones.