Clima

SC deve ter geada e novo amanhecer de frio extremo neste sábado

Depois de registrar o dia mais frio do ano no país, Estado deve ter mais dias gelados no fim de semana com mínima de até -7°C

Divulgação

Santa Catarina deve ter geada em várias regiões e mais um amanhecer de frio extremo neste sábado (31). A previsão foi divulgada em alerta da Epagri/Ciram, órgão do governo do Estado. Segundo o aviso meteorológico, as temperaturas mínimas podem chegar de -4°C a -7°C nas áreas mais altas da Serra Catarinense.

Na maior parte do Estado, os termômetros devem marcar de 0 a 5°C e, nas regiões mais frias, as mínimas podem chegar a -1°C e até -5°C. Com um frio tão intenso, geadas amplas devem ser registradas nas regiões mais geladas, segundo a Epagri/Ciram.

O amanhecer de sábado promete ser um pouco menos intenso quanto o desta sexta-feira (30), considerado o dia mais frio do ano em todo o Brasil segundo a Epagri/Ciram. A menor temperatura que conferiu essa marca ocorreu em Urupema, na Serra Catarinense, onde os termômetros marcaram -8,92°C, às 7h.

A temperatura superou o recorde da quinta-feira, que já havia registrado um início de dia congelante com mínima de -8,6°C, também em Urupema. Nesse dia, por causa da umidade presente no Estado, 28 cidades registraram neve, para a alegria de moradores e turistas. Como não há nuvens e umidade na massa de ar presente sobre o Estado, não há previsão de neve para os próximos dias – apenas de geada.

Quando o frio vai embora?

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, o frio só deve começar a ir embora realmente no decorrer do domingo. Depois de mais um amanhecer que promete ser gelado, na parte final do dia há previsão de chuva em áreas próximas ao Paraná. Com a chegada da nebulosidade e da chuva, as temperaturas devem começar a subir – ao contrário do que muitas pessoas acreditam, de que a chuva antecipa o frio.

No começo da próxima semana, ainda deve fazer frio em SC, mas não de forma tão intensa como ocorreu nos últimos dias em todo o Estado, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Motociclista tem ponta do dedo amputada após colisão com caminhonete em Urussanga

O homem, de 41 anos, também apresentava suspeita de traumatismo craniano, suspeita de hemorragia interna e fratura exposta no joelho.

Polícia Civil de Orleans incinera drogas apreendidas e avaliadas em R$ 150 mil

Tabletes e porções de cocaína, crack e maconha foram apreendidos em por volta de 30 procedimentos, tais como inquéritos e autos de prisão em flagrante.

Santa Catarina Mais Renda Empresarial começa atendimento de MEIs

A partir do dia 30 de setembro, a parceria se estenderá com o Sicoob em 95 municípios catarinenses.

Respiradores: Justiça nega devolução de dinheiro bloqueado

O juiz Petroncini usou os mesmos argumentos para anunciar a nova negativa.