Saúde

SC diz ter seringas suficientes para vacinar contra Covid-19 e contraria Ministério da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde informou, nesta quinta-feira, que tem 3 milhões de agulhas e 9,5 milhões de seringas preparadas para começar a imunização. Governo federal disse que Santa Catarina seria um dos sete estados que poderiam não ter insumos suficientes.

Divulgação

O governo de Santa Catarina informou que tem, atualmente, 3 milhões de agulhas e 9,5 milhões de seringas preparadas para iniciar a imunização contra Covid-19. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (14) após a afirmação do Ministério da Saúde ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o estado seria uma das sete unidades da federação com risco de não ter estoque suficiente para atender à demanda inicial de aplicação dos imunizantes.

  • Agulhas: 710 mil unidades (estoque central) e 2,3 milhões (distribuídas aos municípios). Total: 3 milhões.
  • Seringas: 6,5 milhões (estoque central) e 3 milhões (distribuídas aos municípios). Total: 9,5 milhões.
  • Mais 7 milhões de agulhas e 500 mil seringas foram compradas e chegam em até cinco dias.
  • 2,8 milhões de pessoas fazem parte do grupo prioritário no estado.
  • População estimada em Santa Catarina: 7.252.502 milhões.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que não considera as aquisições realizadas diretamente pelos municípios e nem os estoques já entregues aos hospitais para a vacinação das equipes.

“Além disso, outras atas para aquisição estão em abertos. Ressalta-se que a Secretaria de Estado da Saúde já oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado”, informou a pasta.

Na manifestação ao STF, o Ministério da Saúde disse que prevê a entrega de até 30 milhões de doses de diferentes vacinas contra a Covid-19, até o fim de janeiro. Segundo a equipe técnica da pasta, se todas elas ficarem disponíveis até o fim do mês, sete estados teriam dificuldade para efetivar a aplicação das doses.

No documento, Santa Catarina aparece com o quantitativo de 590 mil seringas e agulhas e a informação de que não teria estoque suficiente para a realização das imunizações.

Segundo o Ministério da Saúde, as consultas dos insumos foram feitas em 27 novembro de 2020. Além disso, o governo federal fez solicitações às secretarias de estado e colheu informações dentro do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES).

O secretário de Estado da Saúde, André Motta, disse que os números do Ministério da Saúde não estão corretos. “Houve algum equívoco”, disse.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.