Geral

SC é o estado com mais cervejarias por habitantes do Brasil, aponta Ministério da Agricultura

Sul do país tem os 3 primeiros colocados e SC passou RS. Lista está no Anuário da Cerveja, divulgado nesta sexta-feira (30).

Divulgação

Santa Catarina é o estado do Brasil com mais cervejarias por habitantes, conforme o Anuário da Cerveja 2020, divulgado pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (30). O estado catarinense tem uma fábrica produzindo cervejas a cada 41.443 habitantes.

O segundo lugar, que estava no topo da lista no ano passado, é o Rio Grande do Sul, com uma cervejaria a cada 44.275 moradores. Os estados do Sul ocupam os três lugares de maior destaque, mas o Paraná fica mais distante, com uma fábrica de cerveja para 78.882 pessoas, na terceira posição da lista.

No quesito cervejaria por quilômetro quadrado, Santa Catarina também se destaca: há uma para cada 547 km², terceira melhor colocação do país. Os primeiros lugares são de duas unidades da federação menores do que o estado catarinense: o Rio de Janeiro, com uma para cada 433 km², e o Distrito Federal, com uma a cada 525 km².

Crescimento

O número de cervejarias no Brasil cresceu 14,4% (+174) em 2020 e chegou a um total de 1.383 estabelecimentos, apesar da pandemia. Para o especialista em mercado cervejeiro Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte, o indicador positivo reflete um planejamento de empresários que ocorreu antes da chegada do novo coronavírus.

“O ciclo de implantação de uma fábrica de cervejas é longo. Acredito que muitas fábricas que inauguraram em 2020 são resultado de um planejamento iniciado no ano anterior, quando não se avistava a pandemia e os seus impactos. Sob essa perspectiva, 2021 deve trazer um crescimento menor”, disse.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Prefeituras do Sul de SC se posicionam após Operação ‘Ctrl C’ que investiga fraudes em licitações

A ação, conduzida pelo MPSC tem como alvo supostas fraudes em processos licitatórios e envolvimento de uma organização criminosa.

Incêndio consome casa e destrói imóvel em Siderópolis

As causas do incêndio ainda não foram divulgadas. 

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 32 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

O Maior na História da América do Norte: O Sismo do Alasca em 1964