Geral

SC é o estado com mais cervejarias por habitantes do Brasil, aponta Ministério da Agricultura

Sul do país tem os 3 primeiros colocados e SC passou RS. Lista está no Anuário da Cerveja, divulgado nesta sexta-feira (30).

Divulgação

Santa Catarina é o estado do Brasil com mais cervejarias por habitantes, conforme o Anuário da Cerveja 2020, divulgado pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (30). O estado catarinense tem uma fábrica produzindo cervejas a cada 41.443 habitantes.

O segundo lugar, que estava no topo da lista no ano passado, é o Rio Grande do Sul, com uma cervejaria a cada 44.275 moradores. Os estados do Sul ocupam os três lugares de maior destaque, mas o Paraná fica mais distante, com uma fábrica de cerveja para 78.882 pessoas, na terceira posição da lista.

No quesito cervejaria por quilômetro quadrado, Santa Catarina também se destaca: há uma para cada 547 km², terceira melhor colocação do país. Os primeiros lugares são de duas unidades da federação menores do que o estado catarinense: o Rio de Janeiro, com uma para cada 433 km², e o Distrito Federal, com uma a cada 525 km².

Crescimento

O número de cervejarias no Brasil cresceu 14,4% (+174) em 2020 e chegou a um total de 1.383 estabelecimentos, apesar da pandemia. Para o especialista em mercado cervejeiro Carlo Bressiani, fundador da Escola Superior de Cerveja e Malte, o indicador positivo reflete um planejamento de empresários que ocorreu antes da chegada do novo coronavírus.

“O ciclo de implantação de uma fábrica de cervejas é longo. Acredito que muitas fábricas que inauguraram em 2020 são resultado de um planejamento iniciado no ano anterior, quando não se avistava a pandemia e os seus impactos. Sob essa perspectiva, 2021 deve trazer um crescimento menor”, disse.

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Rodovia Manoel Gregório Pacheco terá ciclofaixa

Aditivo no contrato foi um repasse do Governo do Estado ao município de Içara

Brasil encara Japão nas oitavas de final da Copa do Mundo de futsal

Seleção chega ao mata-mata após ter 100% de aproveitamento na 1ª fase

Portaria traz maior agilidade a processos de outorga de água ligados a licenças ambientais

As medidas são válidas pelos próximos dois anos

Programa da Santur e Fapesc investe em geração de dados no setor de turismo

O Programa [email protected] faz parte do Programa #[email protected]+Pesquisa&Inovação, que tem como objetivo levar a ciência e inovação para os órgãos públicos do Estado