Segurança

SC é primeiro Estado do país a adquirir carro elétrico para policiamento ambiental

Corporação também adquiriu oito estações de recarga elétrica

Divulgação

Santa Catarina passou a ser o primeiro Estado do país a ter uma viatura elétrica para policiamento ambiental, conforme anunciou a Polícia Militar nesta quinta-feira (28). O carro será usado em atividades administrativas e operacionais da corporação.

O veículo de modelo Nissan Leaf, de motor elétrico, foi adquirido ao custo de R$ 269 mil, com recursos da polícia. Ele foi oficialmente apresentado pelo Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA) em uma feira de automóveis híbridos e elétricos em Florianópolis.

Ao anunciar a compra, a PM afirmou que trata-se também de aquisição pioneira em mobilidade elétrica em instituições catarinenses. Além disso, a corporação afirmou ter adquirido oito estações de recarga, no valor total de R$ 49,6 mil, que serão distribuídas no Estado.

No anúncio, a Polícia Militar Ambiental afirma que o investimento em tecnologia sustentável é feito “em direção à visão de um futuro com menor impacto ambiental”.

Outros Estados do país já haviam anunciado o uso de carros elétricos em ocasiões anteriores, como São Paulo e Espírito Santo. A corporação catarinense afirma, no entanto, ser a primeira a usar o veículo no patrulhamento ambiental.

A polícia em Santa Catarina também comunicou que planeja instalar usinas fotovoltaicas em todos os quartéis catarinenses e já avalia a substituição gradual de sua frota de veículos tradicionais por elétricos, que não são emissores de dióxido de carbono (CO2).

Também conhecido com gás carbônico, ele acirra o efeito estufa, fenômeno responsável por aquecer o planeta. O aumento desordenado da temperatura global é fator causador das mudanças climáticas, o que hoje mobiliza países do mundo todo em diferentes iniciativas de mitigação.

A transição energética para carros elétricos é uma delas.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Polícia confirma nomes e revela que três vítimas morreram abraçadas no balão

Lista oficial confirma 13 sobreviventes e 8 vidas perdidas em Praia Grande; delegado relata cena comovente no local da tragédia

Comandante dos Bombeiros detalha dinâmica da tragédia com balão em SC

Balão subiu em chamas após tentativa de pouso; 13 pessoas saltaram, 8 morreram

Hospital atualiza estado de saúde de vítimas de acidente com balão em Praia Grande

Prefeitura decretou luto oficial de três dias após tragédia que deixou oito mortos no Extremo Sul de SC

‘Deus intercedeu’, diz Gean Loureiro após quase embarcar em balão que caiu em SC

Ex-prefeito afirma que só não embarcou por falta de vagas; tragédia deixou 8 mortos em Praia Grande