Segurança

SC é primeiro Estado do país a adquirir carro elétrico para policiamento ambiental

Corporação também adquiriu oito estações de recarga elétrica

Divulgação

Santa Catarina passou a ser o primeiro Estado do país a ter uma viatura elétrica para policiamento ambiental, conforme anunciou a Polícia Militar nesta quinta-feira (28). O carro será usado em atividades administrativas e operacionais da corporação.

O veículo de modelo Nissan Leaf, de motor elétrico, foi adquirido ao custo de R$ 269 mil, com recursos da polícia. Ele foi oficialmente apresentado pelo Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA) em uma feira de automóveis híbridos e elétricos em Florianópolis.

Ao anunciar a compra, a PM afirmou que trata-se também de aquisição pioneira em mobilidade elétrica em instituições catarinenses. Além disso, a corporação afirmou ter adquirido oito estações de recarga, no valor total de R$ 49,6 mil, que serão distribuídas no Estado.

No anúncio, a Polícia Militar Ambiental afirma que o investimento em tecnologia sustentável é feito “em direção à visão de um futuro com menor impacto ambiental”.

Outros Estados do país já haviam anunciado o uso de carros elétricos em ocasiões anteriores, como São Paulo e Espírito Santo. A corporação catarinense afirma, no entanto, ser a primeira a usar o veículo no patrulhamento ambiental.

A polícia em Santa Catarina também comunicou que planeja instalar usinas fotovoltaicas em todos os quartéis catarinenses e já avalia a substituição gradual de sua frota de veículos tradicionais por elétricos, que não são emissores de dióxido de carbono (CO2).

Também conhecido com gás carbônico, ele acirra o efeito estufa, fenômeno responsável por aquecer o planeta. O aumento desordenado da temperatura global é fator causador das mudanças climáticas, o que hoje mobiliza países do mundo todo em diferentes iniciativas de mitigação.

A transição energética para carros elétricos é uma delas.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Repetição de incêndios às margens da BR-470 em SC intriga comunidade

Fogo em vegetação às margens da rodovia federal mobilizam bombeiros quase que diariamente nos últimos dias

Grave acidente deixa duas pessoas feridas na BR-470 em SC após veículo colidir em muro

O caminhão invadiu a pista contrária e colidiu no muro após o freio travar; uma caminhonete bateu na frente da carreta.

Homem com mandado de prisão ativo é detido em Criciúma

A Polícia Militar realizava patrulhamento de rotina no bairro Vila Manaus quando avistou o indivíduo com atitudes suspeitas

Alunas denunciam professor de karatê por crime de estupro em Içara

Boletins de ocorrência já foram abertos e o caso já está sendo investigado pela Polícia Civil