Saúde

SC emite alerta aos municípios sobre variante Ômicron da Covid

Texto pede a intensificação da vacinação e do uso de máscaras

Divulgação

O avanço da variante Ômicron do coronavírus preocupa as autoridades sanitárias. Em Santa Catarina, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) emitiu nota de alerta na terça-feira (30) pedindo a intensificação das medidas de proteção contra o vírus.

O texto orienta que os municípios organizem estratégias para agir em uma possível nova onda de casos. A intensificação da vacinação e a recomendação pelo uso de máscaras também são solicitadas pelo órgão.

Segundo a Dive, até terça, não foram identificados casos suspeitos da nova variante em Santa Catarina. Em um comunicado, o Superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, informou que pessoas que estiveram em países africanos são monitoradas.

— É importante que todos compreendam o risco que a transmissão do coronavírus causa. Felizmente, as vacinas são eficazes e protegem contra as formas graves da doença. Portanto, compareçam aos locais de vacinação, principalmente os idosos que devem completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço. Lembrando que apenas com o esquema vacinal concluído a imunização tem o seu efeito, e as pessoas estarão protegidas — disse Macário.

A nota de alerta reforça ainda que os municípios comuniquem imediatamente a identificação de casos suspeitos. Isso deve ocorrer já no atendimento inicial de pacientes. Outra ação é a de vigilância genômica.

Amostras coletas em pacientes com suspeita da infecção são encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ou para os laboratórios parceiros de Bioinformática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Nestes locais é feito o sequenciamento genômico, que confirma o tipo de variante que causou a infecção.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea

Idoso morre após cair de 7 metros ao tentar passar de caminhão por ponte interditada em Siderópolis

Médico morre após acidente envolvendo dois carros e três caminhões na BR-282, em SC

Alexandre Antonio Koerich, de 51 anos, chegou a ser internado, mas não resistiu. Colisão aconteceu em Ponte Serrada, no Oeste.

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024