Política

SC emite em média 350 títulos de eleitor por dia para adolescentes

Prazo para finalização do cadastro vai até 4 de maio

Divulgação

Na reta final para o prazo de emissão do título de eleitor – que termina em 4 de maio – Santa Catarina registrou uma média diária de 350 novos eleitores entre 16 e 17 anos nas últimas semanas. O número, que vem crescendo desde setembro do ano passado, teve aumento de 7 mil novos registros em 20 dias.

No último 7 de abril, o Estado registrava 42 mil jovens, dentro da faixa etária, cadastrados no sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Atualmente, são 52 mil adolescentes aptos a votar nas eleições de 2022.

A alta vem sendo registrada desde setembro do ano passado, quando o TRE deu início a campanha de incentivo para retirada de título por adolescentes. O crescimento desde então é de 300%. Na época, o número de jovens cadastrados era de 15 mil em Santa Catarina.

No Brasil, a votação é obrigatória a partir dos 18 anos. Adolescentes de 16 anos, porém, podem optar por participar das eleições – o documento, no entanto, só pode ser emitido por jovens que farão 16 anos até o dia da eleição, 2 de outubro.

Segundo o cientista político e analista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Diogo Cruvinel, o crescimento acontece devido ao cenário político que vive o país, em um momento de acirramento dos discursos.

— Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso — analisa.

Prazo

O prazo para regularizar o título de eleitor está em contagem regressiva. Os eleitores em Santa Catarina possuem menos de 10 dias para transferir ou emitir, no caso dos adolescentes, o documento.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Cachorro “aussaltante” é flagrado ao levar salame de padaria em Criciúma; veja vídeo

Tutor do animal se dispôs a pagar pelo prejuízo, mas padaria deixou salame de cortesia

Sequestro relâmpago acaba em grave acidente em SC

Duas pessoas foram feitas reféns no sequestro relâmpago; o criminoso tomou a direção do carro, mas bateu em seguida

Cidades da Serra têm alta de até 60% na economia em maio incomum com neve

Restaurantes, lojas e postos de combustíveis reforçaram lucros com "boom" de turistas

Serra do Corvo Branco é liberada de Urubici até o corte

Equipes coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) trabalham na limpeza da rodovia e na recuperação de encostas há cerca de 10 dias, quando fortes chuvas atingiram Santa Catarina