Saúde

SC encerra campanha de vacinação contra gripe com menos de metade do público-alvo imunizado

Até esta sexta (31), último dia da campanha, apenas 44% do público-alvo foi vacinado

Foto: Prefeitura de Criciúma. Arquivo

A campanha de vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira (31) em todo o país. Em Santa Catarina, menos da metade do público-alvo recebeu o imunizante, deixando o Estado abaixo da meta de vacinação, que era de 90%. Até esta sexta, 44,1% da população prioritária havia se vacinado, conforme dados do Ministério da Saúde.

Desde o começo de maio, o imunizante está disponível para toda a população acima de 6 meses em Santa Catarina. O público prioritário era de 3 milhões de pessoas, mas apenas 1,4 milhão foram imunizadas.

A recomendação ainda é ir até a unidade de saúde mais próxima para se vacinar, e fazer isso o quanto antes, já que a imunização total só vem de duas a três semanas após a aplicação da dose.

Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A dose da vacina da gripe pode ser aplicada com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, exceto com a vacina da dengue. O intervalo recomendado entre as doses da gripe e da dengue é de 24 horas.

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.

Grupos prioritários na vacinação contra gripe

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Trabalhadores da saúde;
Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
Professores do ensino básico e superior;
Povos indígenas e quilombolas;
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores Portuários;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Campanha de Vacinação

No Brasil, a campanha teve o início antecipado para março, por conta da quantidade de doenças respiratórias. Mesmo com o fim da campanha, as vacinas seguem disponíveis nos postos de saúde.

Vacina da dengue também abaixo da meta

Outra vacina que está abaixo da meta é a da dengue, disponível em três regiões do Estado (Nordeste, Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis) para crianças de 10 a 14 anos. Apenas 23,89% do público-alvo da vacinação contra a dengue recebeu o imunizante em Santa Catarina. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público.

A situação é mais crítica no Médio Vale, onde ao todo apenas 9,28% do público-alvo foi vacinado até a última atualização da Dive. Foram 4.409 doses do imunizante aplicadas, metade disto em Blumenau, onde foram 2.219. Na região, o público-alvo é de 47.463 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, população prioritária na vacinação contra a dengue.

Desde o começo da imunização, Santa Catarina recebeu 62.624 doses da vacina, de acordo com a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (Dive/SC), mas apenas 47.045 delas foram aplicadas

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Caminhão carregado cai no rio após ponte desabar em SC

As equipes já estão empenhadas na reconstrução da ponte

Sem Arthur Caike, Criciúma terá a volta de dois titulares contra o Juventude

PRF usará drones para fiscalizar BR-101 e Via Expressa em SC

Além dos drones, a PRF planeja utilizar câmeras fixas para o videomonitoramento

Carros, relógios de luxo e dinheiro são apreendidos em investigação sobre esquema de compra de veículos em SC

A operação, denominada "Hot Wheels", foi realizada nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de 30 policiais