Geral

SC envia bolsas de sangue para ajudar no atendimento de feridos no RS; saiba como doar

Envio de bolsas de sangue e hemoderivados foi feito pelo Samu neste sábado (4)

Foto: Banco de Imagens

Bolsas de sangue e hemoderivados foram enviadas de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul neste sábado (4) para serem usados nas cidades atingidas pelas enchentes no estado gaúcho. Durante o sábado, oito hemocentros de Santa Catarina fizeram expediente extra para doações.

O transporte do material doado para o estado vizinho foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

— O Samu de Santa Catarina conduziu esse material até Passo Fundo. De lá, esse sangue vai ser distribuído para todas as regiões atingidas pelas cheias. O envio das bolsas será feito de helicóptero para os locais que precisam do sangue — explica o diretor do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel, Dionísio Medeiros.

Durante a semana, mais bolsas de sangue e hemoderivados continuarão sendo enviados ao estado vizinho. As doações podem ser feitas em nove unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em Santa Catarina.

Como doar

Para doar de sangue, é necessário agendar um horário em uma das unidades do Hemosc pelo Estado. É preciso atender a alguns critérios para ser doador:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com idade de 16 e 17 anos, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial, por exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

O agendamento de doações pode ser feito pelo site do Hemosc (clique aqui). Cada unidade tem horários específicos de atendimento.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Venda de chopp arrecadará recursos em prol do RS neste sábado, em Orleans

Iniciativa faz parte do Feirão do Imposto e é promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIO com o apoio da Lohn Bier.

Fotografia é ferramenta de aprendizagem para alunos da Educação Infantil do Colégio Satc

Atividade prática envolveu a valorização do olhar das crianças sobre as paisagens do outono na instituição

Frente fria traz chuvas intensas para SC e Defesa Civil emite alerta importante

Conforme informações, a frente fria deve trazer chuvas intensas para o Estado, mas com mais intensidade nas áreas divisas com o RS

Foragido do sistema prisional é recapturado em Criciúma

O homem tentou correr e se escapar da PM, mas não conseguiu sucesso na investida