O levantamento apontou que Santa Catarina está atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná

Foto – Freepik
Santa Catarina, a sexta maior economia do país, também ocupa a mesma posição no ranking de estados com o maior número de empregos formais, segundo o eSocial do Ministério da Previdência Social. No entanto, junto com o crescimento do mercado de trabalho, o número de acidentes laborais tem aumentado, gerando preocupação entre autoridades da área de segurança e saúde do trabalhador.
De acordo com dados do Programa Trabalho Seguro (PTS), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Santa Catarina ocupa a 5ª posição entre os estados brasileiros com mais registros de acidentes de trabalho. Entre 2022 e 2023, o número de ocorrências no estado cresceu 10%.
O levantamento apontou que Santa Catarina está atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 2023, foram mais de 46 mil acidentes no estado sem a devida Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o que prejudica o acesso dos trabalhadores acidentados a seus direitos e compromete a eficácia de políticas de prevenção. No Brasil, 732 mil acidentes foram notificados no último ano, resultando em 2,8 mil mortes.
Os principais tipos de acidentes registrados em 2023 foram:
✔ 483 mil casos causados por fatores típicos no ambiente de trabalho
✔ 153 mil acidentes ocorridos no trajeto entre a casa e o trabalho
✔ 15 mil incidentes relacionados a doenças ocupacionais
Prevenção e atuação do Ministério Público do Trabalho em SC
Os altos índices de acidentes no ambiente de trabalho impactam não apenas a vida dos trabalhadores, mas também geram custos expressivos para o setor público e privado. Entre 2012 e 2022, mais de R$ 5 bilhões foram gastos com benefícios previdenciários decorrentes de acidentes de trabalho. Além disso, houve 72 milhões de dias de trabalho perdidos devido a afastamentos.
O Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) realiza ações para promover a segurança e a saúde dos trabalhadores. O procurador do trabalho Bruno Martins Mano Teixeira, coordenador da Codemat (Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho), destaca a importância da atuação preventiva:
“Buscamos conscientizar empregadores, sindicatos e trabalhadores sobre a necessidade de prevenção, cumprimento das normas de higiene e segurança, além do registro adequado dos acidentes de trabalho.”
Como parte das iniciativas para reduzir os acidentes laborais, a Codemat Nacional já está organizando ações para o Abril Verde, campanha voltada à conscientização sobre a importância da segurança no trabalho. O mês foi escolhido em referência ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril.
A expectativa é que as campanhas contribuam para a redução dos índices e incentivem práticas mais seguras dentro das empresas.