Saúde

SC imuniza 17% do público-alvo na primeira semana de vacinação contra a dengue

Vacinação acontece em 13 cidades do Norte catarinense

Foto: Divulgação

A primeira semana de vacinação contra a dengue terminou com 17,5% do público-alvo imunizado. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 5,95 mil das 29,99 mil crianças aptas a receber o imunizante foram vacinadas até esta segunda-feira (5). Elas moram nas 13 cidades do Norte do Estado, prioridade da campanha neste primeiro momento.

De acordo com dados da Dive, em Santa Catarina, 2.529 crianças de 10 anos foram vacinadas, de um público-alvo de 14.595, o que representa 17,3%. Também, 2.566 crianças de 11 anos foram imunizadas, de um público-alvo de 14.504, o que significa 17,6%.

As imunizações começaram no dia 24. As cidades em questão foram escolhidas porque fazem parte da região de saúde de Joinville. O município já registrou dez mortes pela doença e tem a maior incidência de casos, com 3.440 confirmados, conforme dados da prefeitura.

Segundo determinação do Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de três meses, em crianças de 10 e 11 anos. No sábado (2), ocorreu o Dia D de Vacinação, um movimento nacional que buscou fortalecer a campanha e facilitar o acesso à vacina disponível.

Em Joinville, maior cidade do estado, 3,31 mil crianças receberam a primeira dose da vacina, o que representa 19,3% das doses recebidas pelo município. No sábado, 189 crianças foram imunizadas.

As outras cidades que recebem a vacinação são Jaraguá do Sul, Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha, Garuva, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Corupá.

Baixa adesão nacional

Desde o início da campanha de vacinação contra a dengue, em 9 de fevereiro, apenas 11% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios brasileiros foram aplicadas no público-alvo da campanha.

Foram distribuídas 1.235.236 doses da vacina até o dia 1º de março para 521 municípios de regiões endêmicas do país. Até o fim do domingo (3), o balanço apontava que 135.599 doses foram aplicadas no público-alvo, que são as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

Onde se vacinar contra a dengue

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, carteira de vacinação e cartão nacional de saúde do pré-adolescente, além do documento do responsável, e chegar na Unidade Básica de Saúde pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento.

A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Não podem tomar a vacina os pré-adolescentes que tiveram dengue há menos de seis meses ou que estejam com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Dólar fecha em R$ 5,27 com tensões no Brasil e no exterior

Bolsa cai pelo quinto dia seguido e atinge menor nível em cinco meses

Criciúma pode pegar um gigante na terceira fase da Copa do Brasil

Morro dos Cavalos, na BR-101, deve ser totalmente liberado em até 48 horas

O Gerente da concessionária responsável comentou que as adversidades climáticas tornaram extremamente desafiador o trabalho de desobstrução da rodovia

MEC qualifica a UniSatc como instituição comunitária de educação superior

Reconhecimento pela atuação filantrópica e social reafirma sua fundação, que teve o propósito de oferecer assistência social aos operários do carvão e suas famílias