Saúde

SC investiga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Outro caso é investigado em paciente do Ceará

Divulgação

Santa Catarina tem um caso suspeito da varíola dos macacos. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (30). Outro caso no Ceará é investigado pela pasta. Já a notificação de Porto Alegre é monitorada. A informação foi divulgada pelo g1 e confirmada pelo Diário Catarinense.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que os pacientes seguem isolados e estão sendo monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, informou a pasta.

Não foram divulgadas informações sobre os pacientes (cidade onde moram, idade e se tem histórico de viagens ao exterior). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que foi notificada da suspeita no domingo (29) e apontou, apenas, que o caso foi registrado na região Oeste de SC.

O Ministério da Saúde também comentou o caso suspeito registrado em Porto Alegre. De acordo com a pasta, há um monitoramento, mas não existe ainda confirmação da suspeita.

Uma sala de situação foi criada no dia 23 de maio para monitoramento dos casos no Brasil e no mundo.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa. Ela é considerada endêmica em partes da África Ocidental e Central. A transmissão ocorre por contato próximo com o doente.

Os sintomas são:


dores de cabeça
dores no corpo
nódulos linfáticos inchados
cansaço
erupções cutâneas nas mãos e pé

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Governo de SC autorizou investimento de R$ 722 milhões em Educação

O governador Carlos Moisés participou do ato de inauguração e valorizou o movimento que é considerado como o mais municipalista da história catarinense

Autor de roubo contra motorista de aplicativo em Criciúma é preso

Investigado pelo crime tem 23 anos

Suspeito de estuprar adolescente a caminho da escola é preso após vítima gritar por socorro em SC

Polícia Civil investiga o caso, que ocorreu em uma passarela de Joinville. Vítima tem 15 anos.

Frente fria muda paisagem em SC nesta terça-feira e traz risco de temporais e queda de granizo

Mudança no tempo começa na tarde desta terça-feira (28) e se estende até sexta-feira (1º); alteração começa nas regiões próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul