Saúde

SC não divulga dados sobre Covid há três dias; Estado culpa ataque hacker

Invasão aconteceu na sexta-feira (10) e sistema ainda não foi restabelecido

Divulgação

Os dados relacionados a Covid-19 em Santa Catarina estão defasados há três dias. O governo do Estado culpa o ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde. A invasão aconteceu na sexta-feira (10) e nesta segunda-feira (13) a pasta ainda trabalha para restabelecer o sistema em sua totalidade.

Em nota publicada na noite de domingo (12), o Ministério da Saúde afirmou que completou o processo para recuperar as informações dos brasileiros vacinados contra a Covid-19. Segundo a pasta, não houve perda de informações.

Mesmo assim, a página do Ministério da Saúde e o ConecteSUS — plataforma que registra os dados sobre a vacinação — seguem com instabilidade. A Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Pública investigam o caso.

Como consequência do ataque, os dados sobre a vacinação em Santa Catarina não são atualizados desde sexta. Na página do Vacinômetro, plataforma da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que exibe dados sobre a imunização, uma mensagem alerta sobre a defasagem.

“Considerando o ataque hacker sofrido pelos sistemas do Ministério da Saúde, os dados do vacinômetro/SC poderão apresentar atraso na sua atualização”, diz o texto.

O superintendente de Vigilância em Saúde (SUV), Eduardo Macário, explica que os registros de vacinação de Santa Catarina são feitos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni), uma plataforma federal afetada pelo ataque hacker.

— Todos os municípios devem registrar neste sistema ou, caso usem sistemas próprios, devem integrar suas bases com o Sipni. O Estado segue a determinação federal, e utiliza o Sipni — diz Macário.

Divulgação

Vacinação não foi interrompida

Ainda na sexta, a Dive orientou que os municípios de Santa Catarina seguissem vacinando contra Covid. Para registrar a imunização, a orientação do Estado, foi que fossem preenchidos prontuários físicos. As informações devem ser inseridas no sistema virtual quando ele for restabelecido.

No Brasil, dez estados seguem divulgando dados sobre a vacinação mesmo após o ataque hacker. As informações são Consórcio de veículos de imprensa, que compila dados diariamente sobre a vacinação.

Um deles é São Paulo. O Estado atualizou e divulgou informações sobre os vacinados na noite de domingo.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Onda de calor segue no Sul e temperatura pode chegar a 40º em SC

Aviso é da Defesa Civil de Santa Catarina

Criciúma: vacinação contra a Covid-19 é retomada nesta segunda-feira

Imunização para crianças de 5 a 11 anos vai iniciar nesta terça-feira, 18, após organização da logística de aplicação

Busca por vítima de naufrágio em Laguna é retomada nesta segunda-feira

Buscas pela vítima estão sendo feitas pela Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros desde a sexta-feira, 25

CCR ViaCosteira informa cronograma semanal de obras na BR-101 Sul

Veja as ações a serem feitas entre os dias 17 e 23 janeiro. O cronograma poderá sofrer alterações e, em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados