Saúde

SC não recebe cadernetas de vacinação para crianças há dois anos

Recém-nascidos não estão recebendo o documento; Secretaria da Saúde informa que pais ou responsáveis serão avisados quando houver disponibilidade do material

Divulgação

Santa Catarina é um dos estados que está sem receber cadernetas de saúde para crianças há pelo menos dois anos. O documento havia sido prometido pelo governo federal para o início deste ano, mas até o momento não foi repassado.

Reportagem da TV Globo desta segunda-feira (30) mostrou que 12 estados estão nessa situação, incluindo SC. Alguns estados como a Bahia relatam não receber exemplares do documento desde 2019.

Em SC, a Secretaria de Estado da Saúde informou que faz dois anos que as cadernetas não chegam aos catarinenses. Atualmente, os recém-nascidos não têm recebido o documento. Segundo a pasta, quando houver disponibilidade do material, os familiares serão chamados para entrega.

Havia uma promessa de que o envio ocorresse até abril deste ano, mas até o momento nada foi recebido. O Estado chegou a abrir licitação para imprimir por conta própria as cadernetas, enquanto não ocorre o envio do Ministério da Saúde. Não foram divulgadas informações sobre o estágio desta contratação.

A reportagem do Diário Catarinense procurou o Ministério da Saúde para questionar a causa do atraso nos envios aos estados, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Em janeiro, o Ministério da Saúde chegou a divulgar que os estados receberiam uma nova edição das cadernetas, atualizada e com mais recursos, a partir de março.

A caderneta é distribuída desde a década de 1980 e ajuda a família a controlar vacinas e situações de saúde das crianças ao longo da vida. Até 2018, a caderneta de saúde teve 12 edições. A partir de 2019, o nome foi modificado para Caderneta da Criança. Esta será a terceira edição do novo formato de caderneta.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Pesquisa inédita de geração de energia tem bons resultados em Santa Catarina

Estudo desenvolvido no Sul do Estado busca tecnologia viável economicamente para realizar a captura de dióxido de carbono em indústrias de geração de energia a base de carvão

Morte de duas crianças em condomínio de Criciúma é investigada

Equipes da Vigilância Sanitária encontraram fezes de rato e barata em duas caixa d'águas próximas ao local

Ciclista é atropelado por motorista em fuga que transportava 211 kg de droga em SC

Segundo informações da PRF, o motorista foi preso; o caso aconteceu em Joinville, no Norte do estado

SC tem mínima abaixo de -3ºC e geada no 1º dia de julho

Em Bom Jardim da Serra, às 6h os termômetros marcaram -3,41ºC. Em São Joaquim, a míníma foi de -3,2ºC na localidade do Vale do Caminhos da Neve.