Serra

SC pode ter neve, geada e ressaca no litoral a partir desta sexta-feira

A Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, alerta para possibilidade de nevar a partir da noite de sexta-feira e a madrugada de sábado nos pontos mais altos da Serra catarinense.

Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS

Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS

Depois de um amanhecer que derrubou as temperaturas para além de 0°C em pelo menos 39 cidades nesta quinta-feira (9), Santa Catarina viverá um fim de semana ainda mais gelado e agitado em relação ao clima.

A Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, alerta para uma pequena possibilidade de nevar a partir da noite de sexta-feira e a madrugada de sábado nos pontos mais altos da Serra catarinense. 

A chegada de uma massa de ar polar entre sábado e domingo derrubará as temperaturas até -8°C. De sexta a domingo, há chance de geada do Oeste à Serra e em lugares isolados até mesmo no litoral. De tabela, as mudanças do tempo ainda provocam agitação no mar e risco de ressacas ao longo do litoral no sábado, provocadas pela combinação do avanço da massa polar com um ciclone em alto mar. 

A Serra catarinense nesta quinta-feira registrou o maior frio do ano, com -5,3°C em Urupema. No centro da cidade, um Lago da Praça chegou a congelar. E o desconforto térmico piorou com os ventos de 65 km/h. Com isso, a sensação de frio despencou para -29ºC. Além do recorde, foram registrados -4,2°C em Bom Jardim da Serra, -3,7°C em São Joaquim e -3°C em Urubici e a região deve ter novamente picos de -5°C ao amanhecer nesta sexta-feira. Aliás, somente o Litoral Norte, a região costeira da Grande Florianópolis, o Litoral Sul e o Extremo Oeste têm mínimas previstas acima de 0°C.

"As temperaturas seguirão muito baixas em todas as regiões no amanhecer de sexta, inclusive com intensidade parecida com a desta quinta. A diferença é que devemos ter um dia mais nublado, com o sol aparecendo bem menos, deixando a tarde fria boa parte do Estado. Destaco que mais para o final da sexta há chance de chuva fraca na Serra e poucas áreas do Meio Oeste e Sul", adianta Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.

O TEMPO NESTA SEXTA-FEIRA

Litoral Norte

mínima: 4ºC

máxima 18ºC

– Céu com algumas nuvens

 – Nevoeiro

Planalto Norte

mínima: -2ºC

máxima: 10ºC

– Céu com algumas nuvens 

– Nevoeiro

– Geada

Grande Florianópolis litorânea

mínima: 5ºC

máxima: 18ºC

– Sol com algumas nuvens

– Nevoeiro

Grande Florianópolis serrana

mínima: -2ºC

máxima: 15ºC

– Sol com algumas nuvens

– Nevoeiro

– Geada

Vale do Itajaí

mínima: 0ºC

máxima: 14ºC

–  Sol com algumas nuvens

– Nevoeiro

– Geada

Litoral Sul 

Mínima: 3ºC

Máxima: 14ºC

– Sol com algumas nuvens

– Geada isolada

Serra e Planalto Sul

Mínima: -5ºC

Máxima: 8ºC

– Sol com algumas nuvens

– Neve (baixa possibilidade)

– Geada

Meio-Oeste

Mínima: -2ºC

Máxima: 10ºC

– Sol com algumas nuvens

– Geada

Oeste

Mínima: -2ºC

Máxima: 11ºC

– Sol com algumas nuvens

– Geada

Extremo Oeste

Mínima: 1ºC

Máxima: 13ºC

– Sol com algumas nuvens

– Geada

Com informações do Diário Catarinense