Segurança

SC registra nº de homicídios acima de taxa de normalidade da ONU

Estado tem média de 11,5 mortos a cada grupo de 100 mil pessoas. Ainda assim, SC tem a menor taxa do país em assassinatos este ano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com 1,5 ponto percentual acima da faixa de normalidade preconizada pela ONU, de 10 mortos a cada grupo de 100 mil pessoas, Santa Catarina apresenta a menor taxa de homicídios do país. Os 11,5 mortos foram apontados em um relatório da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP divulgado na terça (22).

Dados da Secretaria de Seguraça Pública do Estado apontam que com relação a 2014, quando houve 686 casos,o número de homicídios foi 9,62% maior. Em números absolutos Santa Catarina registrou, de 1º de janeiro a 18 de dezembro, 758 homicídios dolosos com uma taxa de resolução de 48,94%.

De acordo com o delegado geral, Artur Nitz, os crimes costumam estar relacionados. Há uma forte ligação entre homicídios, tráfico de drogas e roubo.

Ao mês, são 63 assassinatos

Em 142 cidades, houve registro de assassinatos, sendo que em 61 cidades ocorreu apenas um homicídio neste período. O número de homicídios tem uma média mensal de 63 casos.

Os crimes ocorreram com mais intensidade na região Norte, foram 243 neste período. Na sequência vem o Vale do Itajaí, com 183 registros, seguido do Sul, com 129. No Oeste, foram registrados 120 homicídios e na Grande Florianópolis, foram 110.

Taxa zero

O mesmo levantamento revela que em 51,86% do total das 295 cidades catarinenses – ou seja,153 municípios do estado – o índice de homicídios é zero. De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, uma das explicações para esses números é a ação da Polícia Civil na resolução dos casos.

"O nosso Estado tem uma média, ao final dos últimos anos, em torno de 65% de resolubilidade dos casos de homicídios, enquanto a média nacional é de 22,28 ", apontou o delegado geral em entrevista ao site G1 SC.