Clima

SC registra neve pelo segundo dia consecutivo

Fenômeno ocorreu nesta quarta-feira e encantou moradores e turistas que estavam no local

Divulgação

Pelo segundo dia consecutivo, Santa Catarina registrou neve. O fenômeno ocorreu na madrugada desta quarta-feira (18) em ao menos em três municípios na Serra. Em Urupema, turistas registraram o fenômeno no Morro das Antenas.

O metereologista Marcelo Marins, da Epagri/Ciram, confirmou que se trata de neve nas imagens feitas no pequeno município por volta das 2h. Um pouco antes, São Joaquim também registrou o fenômeno. Já em Urubici, a neve foi vista na madrugada ao menos na localidade do Mundo Novo, segundo a prefeitura.

O turista Daniel dos Santos Rosa, autor das imagens em Urupema, partiu na tarde de terça (17) de Bom Retiro para o Morro das Antenas, onde pernoitou em uma van. Em sua quarta visita ao local em uma temporada de frio, ele diz que o volume de neve desta madrugada foi o maior que já viu.

Já no início da manhã, por volta das 6h, a paisagem no morro permanecia com um pouco da neve que caiu na madrugada. O local também já contava com um maior número de turistas, esperançosos por ver mais uma vez o fenômeno e dispostos até a enfrentar uma forte ventania.

A essa altura, quase todos os visitantes seguiam abrigados dentro dos próprios carros, já que Urupema também amanheceu com chuva. A força da ventania chegava a balançar os veículos e dava uma sensação cortante em quem se aventurava a andar pelo espaço.

Conforme a manhã foi avançando, sem novo registro de neve, parte dos turistas foi deixando o local, onde só permaneciam o vento forte e a chuva, por influência da tempestade Yakecan.

Apesar de incomum, a neve no mês de maio surpreendeu moradores e visitantes e aqueceu o turismo na serra catarinense. Só na terça, nevou em seis cidades. Em São Joaquim e Urupema, o fenômeno foi registrado no início da manhã e no fim da noite.

— Que felicidade! Eu não consegui me conter— contou Eva Silvana Rocha de 62 anos, que presenciou a neve em São Joaquim, na terça.

A possibilidade de neve foi prevista pelos meteorologistas há cerca de uma semana. Isto porque Santa Catarina está sob influência de uma intensa massa de ar frio de origem polar, que resultou na queda das temperaturas.

O fenômeno ocorreu mais cedo do que geralmente é registrado. Nesta época do ano, é esperado o veranico – quando as temperaturas sobem um pouco.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Balneário Rincão ganha rota gastronômica com 26 locais para conhecer

Iniciativa faz parte do Plano Municipal de Turismo e visa transformar a cidade em um destino turístico durante o ano inteiro

Região Sul do país tem melhora nas desigualdades sociais em saúde, diz FioCruz

Mesmo com a “ligeira redução”, como define a FioCruz, 65 dos 84 municípios que estiveram classificados na lista dos mais desiguais da Região Sul no início da pandemia permanecem nessa condição

SC tem aumento de 271% dos casos confirmados de dengue no 1º semestre de 2022

No Estado, 77 pessoas tiveram mortes confirmadas pela dengue neste ano

Criança de 2 anos é atropelada por ônibus em SC

Bombeiros informaram que a menina teve ferimentos graves e foi levada ao hospital; ela sofreu fraturas expostas