Saúde

SC registra primeiro caso suspeito de hepatite misteriosa em crianças

Governo do Estado já havia emitido um alerta aos municípios sobre a doença de causa desconhecida

Divulgação

O primeiro caso suspeito de hepatite misteriosa em crianças foi registrado em Santa Catarina. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9), em primeira mão, pelo Superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, durante o Notícia na Manhã, da CBN Floripa.

Segundo o superintendente, o caso suspeito foi identificado em uma criança de sete anos em Itajaí e a situação já foi repassada ao Ministério da Saúde. De acordo com Eduardo Macário, o caso foi considerado leve.

Durante a entrevista, o Superintendente de Vigilância em Saúde destacou que a população deve estar alerta aos sintomas para que a busca pelos serviços de saúde ocorra o quanto antes.

— A principal preocupação é contra os sintomas. Quem apresentar – qualquer criança principalmente – que apresente aquelas características de olhos e pele amarelada, que é a icterícia, que procure uma unidade de saúde, pois os serviços já estão preparados para fazer os exames necessários e fazer o manejo correto — explicou o superintendente.

Eduardo Macário ressaltou ainda que a doença não tem relação com a vacina contra a Covid-19 e o casos suspeito relatado em Itajaí é de uma criança que não recebeu os imunizantes contra o coronavírus.

— Nós podemos falar abertamente que as vacinas contra Covid-19 não causam esse tipo de hepatite. É uma causa descartada — afirmou.

O governo de Santa Catarina já havia emitido uma nota aos municípios para alertar sobre casos de hepatite misteriosa aguda grave, de causa desconhecida, que têm sido registrados em crianças de vários países. No Brasil, até a última sexta-feira (6), o Ministério da Saúde monitorava sete casos suspeitos da doença, sendo três no Paraná e quatro no Rio de Janeiro.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado