Geral

SC segue em alerta para risco no mar com ondas de até 3 metros; veja a previsão do tempo

Segundo o alerta da Defesa Civil do Estado, há chance de ressaca e risco de moderado a alto para desastres. Confira a previsão para os próximos dias.

Divulgação

A tempestade subtropical Potira segue trazendo riscos para a costa de Santa Catarina nesta sexta-feira (23). Segundo o alerta da Defesa Civil do Estado, há chance de ressaca e risco de moderado a alto para desastres na costa catarinense. As ondas podem chegar até 3 metros de altura.

Na faixa do litoral, pancadas de chuva podem ocorrer com poucas aberturas de sol. Na Serra, o amanhecer pode ter registro de geada. O tempo firme predomina nas demais regiões. As temperaturas máximas chegam aos 30º no Oeste, 21º na Serra. Nas outras regiões, as marcas variam entre 22ºC e 26ºC.

No sábado (24), a tempestade se afasta e o sol predomina na maioria das regiões. De acordo com a Defesa Civil, o mar ainda segue agitado, com ondas de até 2,5 metros. Há chance de chuva no Oeste. Os termômetros ficam entre 19ºC e 28ºC.

Já no domingo (25), o avanço de uma frente fria favorece o aumento de nuvens e pancadas de chuva. O dia começa com temperaturas baixas, perto dos 9ºC na Serra catarinense. No entanto, ao longo do dia os termômetros alcançam os 27ºC no Litoral. No mar, as ondas diminuem.

Mau tempo

A tempestade que atinge o estado está na região Sudeste do país a cerca de 450 quilômetros do Rio do Janeiro. Além de Santa Catarina, o vento forte provoca as ondas e tem impacto em toda a costa Sul do Brasil, de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, ao Chuí, no Rio Grande do Sul.

A tempestade foi batizada como Potira pela Marinha do Brasil. O meteorologista da NSC, Leandro Puchalski afirma que o fenômeno ocorre quando um ciclone tropical ou subtropical alcança a classificação de uma tempestade, com rajadas de vento acima de 80 km/h.

Por conta do fenômeno, a Marinha do Brasil fechou os canais de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte catarinense ainda na quarta-feira (21). A interrupção dos serviços pode trazer impacto econômico. Não há previsão de retorno à normalidade.

Com informações do site G1/SC

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).