Saúde

SC soma 2 mil novos casos ativos de Covid em um dia; veja situação por cidade

Número de casos ativos é 35,49% acima do registrado na terça-feira (4) pelo Estado; ao menos 166 municípios tiveram alta nos casos na última semana

Divulgação

A curva de casos ativos da Covid-19 em Santa Catarina voltou a crescer. Nesta quarta-feira (5), segundo dados do Painel do Coronavírus do NSC Total, o Estado registrou 8.405 pacientes que ainda podem transmitir o vírus. O número é 35,49% maior do que na terça-feira (4), quando eram 6.203 casos. Ou seja, em um dia, 2.202 ativos foram confirmados. Ao menos 166 cidades tiveram crescimento nas contaminações na última semana.

Esta é a maior quantidade de ativos no Estado desde outubro de 2021. Na época, Santa Catarina contava com 8.355 casos.

O maior crescimento foi em Florianópolis que, em apenas um dia, viu os números saltarem de 1.517 para 2.093 ativos. A Capital, atualmente, representa 24,90% dos pacientes em tratamento para a doença no Estado. É como se a cada quatro casos em Santa Catarina, um estivesse em Florianópolis. A cidade também é a que tem o maior número de casos confirmados da variante Ômicron: 42 dos 54 do Estado.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), o aumento no número de casos ativos na cidade pode ter relação com a ampliação da testagem. Já a Vigilância Epidemiológica do município aponta que de 40% a 53% dos testes feitos nos últimos dias apontam para novos casos da doença.

Para o município, entre as razões para o salto nos números, estão a nova variante, com o aumento da circulação de pessoas na Capital, o relaxamento de decretos sanitários, aglomerações e o uso incorreto de máscaras nas festividades de fim de ano.

Também houve crescimento em Joinville, no Norte do Estado. De acordo com o Painel, a cidade tem, nesta quarta-feira (5), 773 casos ativos, um aumento de 117 em relação ao dia anterior, quando eram 656.

Já São José, que aparece com a terceira cidade com o maior número de ativos, tem 432, com um acréscimo de 67 casos em relação à última atualização.

O número de cidades com casos ativos da doença também subiu. Se na terça-feira eram 206, de acordo com o Painel do Coronavírus, nesta quarta-feira o númerou subiu para 218.

Divulgação

Desde o início da pandemia, Santa Catarina já confirmou 1.249.312 casos de Covid-19. Além disso, 20.204 vidas foram perdidas. Só nesta quarta-feira, mais seis mortes foram confirmadas pelo Estado.

SC tem 166 municípios com alta nos casos

Segundo dados do Painel do Coronavírus, ao menos 166 municípios tiveram alta nos casos ativos de Covid-19 na última semana. A pior situação está em Curitibanos, no Meio-Oeste, que em uma semana saiu de zero para 55 pacientes em tratamento para o vírus.

Divulgação

Apesar do aumento no número de casos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que, no momento, não há previsão de novas retrições para o combate da Covid-19 em Santa Catarina.

— Não há essa previsão para essa semana. Nós estamos analisando e dizendo de novo: o que está posto precisa ser cumprido. Criar regra nova se não há cumprimento do que está posto, não faz sentido — argumentou o secretário André Motta Ribeiro em entrevista ao Bom Dia SC.

Ele também disse que os regramentos sobre o uso de máscaras não devem ser alterados. A regra atual determina a obrigatoriedade apenas em ambientes fechados ou em locais abertos em que haja aglomeração.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma realiza ação para relembrar um ano de vacinação e início da aplicação em crianças

Há um ano, a primeira dose da vacina contra Covid-19 era aplicada em Criciúma

Criciúma é a única cidade da Amrec a conquistar medalhas de ouro na Obmep

Ao todo, 100 alunos das escolas municipais são premiados com medalhas e menções honrosas, além de quatro professores que também foram destaques

TeleCovid: mais de 1200 atendimentos são realizados no primeiro dia

Serviço de atendimento remoto foi retomado nessa terça-feira

Fiz o Enem, que curso escolher agora? Orientadora profissional comenta afirma que curso precisa ter o DNA de cada um

A resposta pode estar nas questões básicas diárias para compreender as áreas de interesse