Saúde

SC tem 125 pacientes aguardando por um leito de UTI para Covid-19

Número está em queda desde o início do mês, após chegar perto de 400 pacientes em março

Divulgação

Ao menos 125 pacientes com Covid-19 aguardam por um leito de UTI em Santa Catarina no momento. Os números atualizados na segunda-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde confirmam a tendência de queda nas últimas semanas, após a fila chegar perto de 400 pacientes no mês passado, mas mostram que a lotação ainda afeta um grande número de hospitais.

Conforme o boletim do Estado, além dos 125 pacientes aguardando um leito de UTI, outras 52 pessoas infectadas com o coronavírus, porém com sintomas menos severos, esperam uma vaga em leitos clínicos. No dia 1º de abril o tamanho da fila de espera em SC era duas vezes maior, com 280 pacientes esperando UTIs e 108 leitos clínicos.

Três regiões do Estado já conseguiram zerar a fila de espera por vagas em UTIs: Grande Florianópolis, Serra e Oeste, na região de Chapecó. Por outro lado, a situação mais complicada está na região de Joinville, onde 60 pacientes esperam um leito no momento. Somente na UPA Leste de Joinville são mais de 30 pessoas aguardando por uma vaga de UTI ou enfermaria.

Os dados são coletados e divulgados pela Central de Regulação da saúde em SC, que acompanha todos os pedidos de transferência de pacientes. Com o sistema de saúde catarinense sobrecarregado desde fevereiro, a fila de espera passou a ser atualizada todos os dias pelo governo.

Conforme os números atualizados nesta segunda (12), Santa Catarina registrou mais 83 mortes por Covid-19 e totaliza 12.099 perdas por consequência da doença desde o início da pandemia. O Estado também somou 4.687 novos diagnósticos positivos de coronavírus e acumula 839,1 mil casos.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson lutava contra um câncer desde 2022

Suspeito de matar enfermeiro no estacionamento de UPA em SC é preso com armas e drogas, diz polícia

Prisão ocorreu quase um mês após assassinato. Segundo a Polícia Civil, Abner Luiz Camelim estava dentro de um carro quando foi atingido.

Sete golfinhos são encontrados encalhados no Litoral Norte de SC no 1º trimestre, diz projeto

Animais foram encontrados já sem vida em praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá. Números são referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de março de 2024.

SC dobra frota nos últimos 15 anos e chega à marca de 6 milhões de veículos

Estatísticas do Detran/SC mostram crescimento