Saúde

SC tem 9 casos suspeitos de ‘flurona’, infecção de Covid-19 e gripe

Casos foram identificados pelo Estado e encaminhados à Fiocruz para avaliação

Divulgação

Santa Catarina investiga nove casos suspeitos de “flurona”, infecção simultânea de uma pessoa pela Covid-19 e o vírus Influenza, responsável pela gripe. As informações foram divulgadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) nesta terça-feira (4).

Os casos foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e encaminhados à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para análise. As cidades onde estão os pacientes não foram informadas. Não há casos confirmados da dupla infecção no Estado.

A dupla infecção ficou conhecida como “flurona”, a junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com “rona”, parte da palavra “coronavírus”.

Em entrevista à CBN Diário na segunda-feira (3), o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, já havia dito que o Estado investigava casos suspeitos de flurona.

— Nós temos vários casos sendo investigados da Ômicron. Já saímos na frente lá no passado também com a identificação da P1 e da Delta, então temos essas questões sendo monitoradas. Há várias situações suspeitas [da flurona], ainda sem diagnóstico definitivo, mas também é de se esperar que aconteça — disse.

De acordo com a Dive, como ambos os vírus são respiratórios, as medidas de prevenção são as mesmas: uso de máscara em locais fechados e ambientes aglomerados; higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel; distanciamento social; isolamento em caso de sintomas respiratórios; e ventilação de ambientes.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data