Giro Estadual

SC tem a menor taxa de desemprego do país, segundo IBGE

No estudo divulgado nesta quinta-feira Estado apresentou menor taxa de desocupação, 3,9%, quando a maior foi no Rio Grande do Norte, com 11,5%

Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Uma pesquisa nacional realizada pelo IBGE e divulgada nesta quinta-feira mostra que Santa Catarina tem o menor número de pessoas sem trabalho do país. Os dados coletados pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio – PNAD contínua mostra que a taxa de desocupação no Brasil ficou em 7,9% no 1º trimestre de 2015. O Rio Grande do Norte teve a maior taxa (11,5%) e Santa Catarina, a menor (3,9%). Pela primeira vez, a PNAD Contínua traz as informações completas sobre o mercado de trabalho para Brasil, grandes regiões e unidades da federação.

Veja a publicação completa com os dados divulgados hoje

Em Santa Catarina o levantamento foi feito com 5,5 milhões de pessoas com mais de 14 anos, entre os meses de janeiro a março de 2015.

Segundo o site Diário Catarinense, os entrevistados, 3,4 milhões disseram estarem ocupados, ou seja, com algum trabalho e 139 mil delas disseram como sem trabalho, mas nos últimos 30 dias haviam tomado alguma atitude em busca de uma colocação no mercado de trabalho. 

No primeiro trimestre de 2014, conforme a pesquisa, o Estado tinha uma taxa de desocupação menor de 3,1. 

Em compensação o rendimento médio dos trabalhadores aumentou de lá pra cá. No primeiro trimestre de 2014 os trabalhadores ganhavam em média R$ 1.989, sendo que no início deste ano os rendimentos subiram para R$ 2.015.