Geral

SC tem alerta para chuva intensa de até 100 milímetros, ventos e granizo no fim de semana

Defesa Civil não descarta a possibilidade de alagamentos em algumas regiões; confira a previsão detalhada

Alerta da Defesa Civil é de mais atenção para cidades litorâneas – Foto: Willian Ricardo/ND

O fim de semana deve ser de grandes volumes de chuva em Santa Catarina, acompanhado de vento e granizo, de acordo com o alerta divulgado pela Defesa Civil do Estado.

O deslocamento de umidade do mar para o continente deve potencializar os riscos de ocorrências geradas a partir da chuva, que deve passar dos 100 milímetros em algumas regiões.

As temperaturas não devem passar dos 24ºC no litoral, mas podem chegar aos 30ºC no Extremo Oeste. O alerta inicia às 6h deste sábado (26) e termina na segunda-feira (28), às 23h59.

As regiões mais atingidas devem ser a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, que devem ter grandes volumes acumulados e estão em observação pela Defesa Civil.

Há risco de alagamentos, rajadas de ventos, raios e granizo em todas as regiões, mas com menor intensidade nas áreas branca e verde do mapa abaixo.

O que traz esse “combo” para o fim de semana é a circulação marítima, com influência de um sistema de baixa pressão, que favorece a chegada da chuva no Estado, condição que deve se repetir até quinta-feira (1).

Do Extremo ao Meio-Oeste o dia deve começar com sol entre nuvens. Nas demais regiões a chuva deve predominar. Assim como o sol, o calor deve predominar somente no oeste do Estado, podendo chegar aos 30ºC.

Veja as temperaturas para este sábado (26):

Litoral Norte: 20°C/23°C;
Planalto Norte: 13°C/22°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 18°C/24°C;
Grande Florianópolis Serrana: 15°C/19°C;
Vale do Itajaí: 16°C/24°C;
Litoral Sul: 17°C/23°C;
Planalto Sul: 12°C/20°C;
Meio-Oeste: 12°C/25°C;
Oeste: 13°C/27°C;
Extremo Oeste: 13°C/30°C.

Com informações do site ND+

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.