Geral

SC tem alerta para maré alta e ressaca após ciclone se afastar para o oceano

Rajadas de vento seguem intensas, mas já em menor proporção

Divulgação

A Defesa Civil emitiu alerta para a ocorrência de alagamentos costeiros em Santa Catarina ainda por influência da tempestade Yakecan, formada a partir de um ciclone subtropical. A maré alta e a ressaca no mar devem seguir causando transtornos entre esta quinta e sexta-feira (20).

Os ventos intensos também devem se manter, mas já em menor proporção se comparados aos dias anteriores, conforme a tempestade avança rumo ao oceano. São previstas rajadas de vento com velocidade entre 50 e 75 km/h do Meio-Oeste ao Litoral catarinense.

Em Florianópolis, a Defesa Civil local acompanha pontos críticos de alagamento por conta da maré alta. O diretor do órgão no município, Luiz Eduardo Machado, citou ocorrências na orla de Sambaqui e de Ribeirão da Ilha, entre outros exemplos, em entrevista à rádio CBN.

— Os ventos ficaram um pouco abaixo do esperado. Nossa maior preocupação agora é realmente a maré alta e a ressaca. Tivemos algumas quedas de árvores desde a última terça, mas não tivemos problemas relacionados à serviços essenciais. Estamos mais atentos aos transtornos, aos alagamentos — disse.

Na segunda (16), quando autoridades identificaram a tempestade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou até a mencionar a possibilidade de furacão, caso o fenômeno se deslocasse rumo à costa e ganhasse uma outra estrutura, mais intensa. Naquela mesma altura, no entanto, isso já era tratado como algo incomum e raro.

Na quarta (18), municípios no Estado registraram problemas com o fornecimento de energia, o que já era previsto no início da semana com a expectativa de que os ventos fortes fossem derrubar postes e estruturas mais precárias.

Também houve problemas com voos na altura em que os ventos foram mais intensos. No campo, agricultores já contabilizam prejuízos milionários com plantações destruídas.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Ministério Público vai investigar prefeita que jogou livros no lixo em SC

Até obra de Luís Fernando Veríssimo foi descartada em Canoinhas

Após seis dias, trânsito é totalmente liberado na BR-101, no Morro dos Cavalos em Palhoça

Fluxo foi totalmente liberado para tráfego em duas faixas em cada sentido da pista

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo

“Dominando a arte de contornar objeções de vendas”: curso será promovido em Orleans

Capacitação promovida pela ACIO ocorrerá das 19h às 22h dos dias 13 e 14 de maio.