Saúde

SC tem crescimento de 4,1% nas doações de sangue em 2023

Só no ano passado, mais de 135 mil pessoas foram doadoras no Estado

Foto: Divulgação

Santa Catarina teve um crescimento de 4,1% no número de doações de sangue em 2023. Segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 135 mil pessoas foram doadoras no ano passado. Para a pasta, o principal motivo do aumento é as campanhas de conscientização.

Conforme a SES, 160.597 pessoas se candidataram para doar sangue no ano passado. Desse total, 135.166 efetuaram a doação — em 2022 foram 131.998 —, sendo que 5.123 realizaram por meio de plaquetas por aférese. O procedimento consiste em bombear o sangue do doador para um equipamento que faz a separação das plaquetas para doação. Isto faz com que o sangue retorne ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso.

— Com a solidariedade dos catarinenses, mesmo diante de eventos adversos como as enchentes, conseguimos atender 99,8% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais e clínicas de Santa Catarina — aponta Patrícia Carsten, diretora do Hemosc.

Os dados apontam, ainda, que 52% das pessoas foram doadoras pelo menos duas vezes durante o ano, o que, segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, demonstra o quanto o catarinense é solidário.

— Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Estes números expressivos demonstram a preocupação e o amor ao próximo de cada pessoa que disponibiliza um tempo para realizar a doação. Além disso, contribuem efetivamente para a realização das cirurgias eletivas — diz.

O número de doadores de sangue em Santa Catarina representa 2,2% da população, segundo a SES. O percentual é maior que na média nacional, que é de 1,4% da população.

Para ser doador é preciso agendar um horário no portal do Hemosc em um dos nove hemocentros espalhados pelo Estado. O tempo médio da doação é de 55 minutos.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Criciúma encara o América-MG em Belo Horizonte com mudança na lateral-esquerda

Felipinho fará a estreia com a camisa do Tigre

Motociclista morre após acidente na Zona Sul de Balneário Rincão

Diego de Lima Vargas, de 40 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Motorista atropela boi na SC-110 em São Joaquim

Animal morreu na hora e dono não apareceu. Condutora não se feriu

Ex invade estacionamento, toma carro da ex e foge em Criciúma

Crime aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), no bairro Próspera. Polícia Militar foi acionada, mas o suspeito fugiu com o veículo.