Saúde

SC tem crescimento de 4,1% nas doações de sangue em 2023

Só no ano passado, mais de 135 mil pessoas foram doadoras no Estado

Foto: Divulgação

Santa Catarina teve um crescimento de 4,1% no número de doações de sangue em 2023. Segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 135 mil pessoas foram doadoras no ano passado. Para a pasta, o principal motivo do aumento é as campanhas de conscientização.

Conforme a SES, 160.597 pessoas se candidataram para doar sangue no ano passado. Desse total, 135.166 efetuaram a doação — em 2022 foram 131.998 —, sendo que 5.123 realizaram por meio de plaquetas por aférese. O procedimento consiste em bombear o sangue do doador para um equipamento que faz a separação das plaquetas para doação. Isto faz com que o sangue retorne ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso.

— Com a solidariedade dos catarinenses, mesmo diante de eventos adversos como as enchentes, conseguimos atender 99,8% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais e clínicas de Santa Catarina — aponta Patrícia Carsten, diretora do Hemosc.

Os dados apontam, ainda, que 52% das pessoas foram doadoras pelo menos duas vezes durante o ano, o que, segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, demonstra o quanto o catarinense é solidário.

— Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Estes números expressivos demonstram a preocupação e o amor ao próximo de cada pessoa que disponibiliza um tempo para realizar a doação. Além disso, contribuem efetivamente para a realização das cirurgias eletivas — diz.

O número de doadores de sangue em Santa Catarina representa 2,2% da população, segundo a SES. O percentual é maior que na média nacional, que é de 1,4% da população.

Para ser doador é preciso agendar um horário no portal do Hemosc em um dos nove hemocentros espalhados pelo Estado. O tempo médio da doação é de 55 minutos.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Trio envolvido em receptação é identificado e dois aparelhos celulares roubados a mão armada são recuperados em Criciúma

A ação policial foi desencadeada pela Divisão de Investigação Criminal de Criciúma (DIC), da Polícia Civil

Interligação de rede de água pode afetar abastecimento em municípios do Extremo Sul do Estado

A Casan orienta ao consumo racional de água.

Rodovias, ferrovias e portos: como a logística, apesar dos desafios, impulsiona a economia de SC

Entidades defendem a aprimoramento e otimização das estruturas de transportes no estado. Setor produtivo estima necessidade de R$ 20,3 bilhões até 2027.

Gaúcha é internada em estado grave após cair de bicicleta e bater cabeça em curva de estrada em SC

Acidente aconteceu quando a mulher caiu em uma curva e bateu a cabeça. Vítima foi levada para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.