Saúde

SC tem documento pronto para liberar uso de máscaras ao ar livre

Em passagem por Jaraguá do Sul, governador Carlos Moisés detalhou o que falta para a flexibilização no Estado

Divulgação

Santa Catarina está com o documento pronto para liberar o uso de máscaras ao ar livre em todo o Estado, segundo o governador Carlos Moisés. Em passagem por Jaraguá do Sul, ele detalhou o que falta para dar o próximo passo na flexibilização das regras contra o coronavírus.

– Dependemos de uma revogação de uma medida do presidente da República, de uma lei nacional que vige em todo o território nacional e obriga o uso de máscaras em todos os locais e espaços públicos – explicou.

Segundo Moisés, a norma federal precisa ser revogada pelo Congresso Nacional ou pelo presidente Jair Bolsonaro para que o Estado possa efetivar a liberação das máscaras ao ar livre.

Caso a lei permaneça em vigor, a alternativa do governador será discutir o assunto com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para deliberação colegiada, com a participação dos municípios.

Moisés já havia adiantado que o uso de máscaras poderia deixar de ser obrigatório ao ar livre quando Santa Catarina atingisse 65% do público geral com o ciclo de vacinação completo. Segundo ele, o Estado já superou a meta.

– Por isso, a norma está pronta. Se dependesse disso, já superamos a marca. Temos mais de 90% dos catarinenses com a primeira dose e mais de 70% com a segunda dose – detalhou.

De acordo com o Vacinômetro do governo do Estado, atualizado nesta quarta-feira (17), a primeira dose foi aplicada em 92,5% da população vacinável e 78,1% da população geral. Ao mesmo tempo, 76% da população vacinável e 64,2% da população geral está com o ciclo de vacinação completo.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Natal Show da Educação em Braço do Norte é cancelado

A medida se faz necessária para cumprir as Portarias n. 1303/2021 e n. 1305/2021, ambas da Secretaria de Estado da Saúde

Satc lança curso de elétrica para funcionários de cooperativas

Curso, que terá seu início em março de 2022 é destinado a técnicos, engenheiros ou pessoas que interagem em manutenção e construção de redes de energia elétrica

PP de Lauro Müller promoverá Convenção Municipal nesta quinta-feira

O evento ocorrerá a partir das 19h30min, no Balneário Godinho, e contará com a presença de lideranças estaduais.

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Protocolo do governo proíbe eventos com mais de 500 pessoas e que provoquem aglomerações